Com sua primeira aparição datada em 1978, os Cristais Kyber foram introduzidos oficialmente no universo canônico de Star Wars como um componente crucial para a criação e funcionamentos dos sabres de luz!
Apresentados como pequenos cristais que são utilizados para focar a energia de um sabre de luz, os Cristais Kyber normalmente são inseridos no centro das elegantes armas escolhidas pelos Cavaleiros Jedi. Encontrados nas cavernas de gelo do planeta Ilum, esses cristais tem uma conexão profunda com os Jedi.
Incolores em sua forma original, os Cristais Kyber ganham sua cor correspondente após serem sintonizados e conectados a um Jedi durante o Ritual de Iniciação.
Normalmente assumindo os tons naturais de azul, verde, roxo e amarelo, os cristais vermelhos são criados artificialmente pelos Sith. Isso acontece quando os Sith derramam sua raiva e ódio nos cristais, fazendo com que o mesmo “sangre” e assuma a tonalidade conhecida. Mas se engana quem pensa que os cristais são utilizados somente em sabres de luz...