Particularmente fascinantes, os dragões são as criaturas mágicas mais famosas que existem. Estudadas por Newt Scamander, existem 10 espécies registradas no livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam"! São elas...
1- Dorso-Cristado Norueguês Mencionado pela primeira vez em "Pedra Filosofal" e aparecendo ainda filhote na cabana de Hagrid, o Dorso-Cristado Noruguês é conhecido por se alimentar de criaturas que vivem na água. Nativo da Noruega, esse dragão se refugia nas montanhas do norte e possuem presas venenosas.
A próxima aparição dos dragões em "Harry Potter" aconteceria no 4º ano do garoto em Hogwarts, durante o Torneio Tribruxo!
2- Focinho-Curto Sueco Apresentado na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, o Focinho-Curto Sueco foi enfrentado por Cedrico Diggory durante a primeira tarefa do campeonato bruxo. Considerado uma das espécies mais perigosas já registradas, ele possui uma cor cinza-azulada e pele prateada. Suas chamas assumem a cor azul.
3- Verde-Gaulês Comum Também apresentado na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, o Verde-Gaulês Comum foi enfrentado por Fleur Delacour durante a primeira tarefa do campeonato bruxo. Essa espécie tende a morar nas regiões montanhosas da sua terra natal e é conhecida por seus rugidos melodiosos e lindos ovos marrons com bolinhas esverdeadas.
4-Meteoro Chinês Sendo o terceiro dragão apresentado na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, o Meteoro Chinês foi enfrentado por Viktor Krum. Marcado por sua aparência - pele vermelha e espinhos dourados -, essa espécie tem a capacidade de soltar bolas de chamas de suas narinas quando está irritado.
5-Rabo-Córneo Húngaro O quarto e último dragão apresentado na primeira tarefa do Torneio Tribruxo foi o Rabo-Córneo Húngaro, que foi enfrentado por Harry Potter. Especialmente perigoso, esse dragão tem uma aparência de lagarto, com escamas pretas, olhos amarelos e chifres de bronze e caudas pontiagudas. Suas bolas de fogo podem atingir até 15 metros.