No final do quarto episódio de The Last of Us, exibido em 05 de fevereiro, dois personagens do jogo aparecem pela primeira vez na série: os irmãos Henry e Sam. Durante boa parte do game os dois acompanham Joel e Ellie na sua jornada, o suficiente para ganharem um espaço no coração dos jogadores.
Na série, algumas mudanças na história dos dois ocorreram, mas para não deixar você por fora fizemos um texto contando quem são Henry e Sam e qual a sua importância para The Last of Us!
Quem são Henry e Sam em The Last of Us?
No jogo de The Last of Us, Henry e Sam são irmãos órfãos que viviam na zona de quarentena de Hartford. Após a saída dos militares da ZQ, os dois se juntaram a um grupo e saíram da região para melhores chances de sobrevivência. Chegando em Pittsburgh, os caçadores começaram a perseguir os sobreviventes, incluindo Henry e Sam. Escondidos em um prédio em ruínas, é aí que encontram Joel e Ellie, e de início tem um postura hostil com os protagonistas.
Henry é muito protetor com seu irmão mais novo após terem perdidos seus pais, e por isso ele e Joel percebem que estão em situações parecidas de protegerem pessoas importantes para suas vidas.
Os quatro decidem se unir para conseguirem sair da região de Pittsburgh tomada pelos Caçadores, e assim Henry e Sam acompanham os protagonistas em um pedaço da gameplay.
As diferenças entre o jogo e a série da HBO e HBO Max
Como já feito com outros personagens do game, a série de The Last of Us fez algumas alterações na história de Henry e Sam. A primeira grande diferença é em Sam: enquanto no jogo ele tem a mesma idade de Ellie, na série da HBO ele é mais novo, despertando assim curiosidade sobre como será a dinâmica da dupla. Outra mudança no irmão mais novo é o fato dele ser surdo, assim como o ator escolhido para interpretar Sam, Keivonn Woodard.
O contexto da fuga de Henry e Sam da ZQ de Hartford também foi alterado na adaptação. No jogo, eles se unem a mais sobreviventes da zona de quarentena e saem da cidade, ficando sozinhos após encontrarem com os Caçadores e o grupo se dividir. Já na série da HBO, a ZQ do Kansas foi tomada pelos Caçadores após expulsarem a FEDRA da região.
Comandados por Kethleen, personagem inédita que não existe no game, os Caçadores passam a controlar de forma autoritária a ZQ, algo mostrado de forma clara na cena entre a líder e um médico.
É mostrado no episódio que Henry fez algo que trouxe muitas consequências aos sobreviventes da ZQ e que desagradou os Caçadores, que passam a procurá-lo e por isso ele e o irmão fogem da cidade. O que Henry fez exatamente ainda não sabemos, e espera-se que no quinto episódio isso seja abordado.
Qual é o destino de Henry e Sam?
ALERTA DE SPOILERS
O final da história dos irmãos no jogo é trágico: tanto Henry quanto Sam morrem na frente de Joel e Ellie. Os quatro são emboscados por infectados, e durante a fuga, Sam é contaminado na perna por um dos corredores. No dia seguinte de manhã, quando Ellie vai acordar Sam, a infecção já o transformou e ele a ataca.
Joel quase atira no garoto, mas é impedido por Henry, que resolve por conta própria dar um fim ao sofrimento do seu irmão mais novo com um tiro na cabeça. Em pânico, Henry ameaça e culpa Joel pelo acontecido, que tenta tirar a arma de sua mão e acalmá-lo. Antes de Joel poder fazer qualquer coisa, Henry atira em si próprio e morre imediatamente, numa cena intensa e dramática. Joel e Ellie seguem viagem após enterrarem os corpos.
Na série da HBO, ainda não se sabe se o destino de Henry e Sam permanecerá idêntico, podendo sofrer muitas ou poucas alterações. Nos próximos episódios veremos como os roteiristas da série adaptaram a história dos dois, mas levando em consideração o que foi feito até então, levem seus lencinhos e preparem as lágrimas para o desfecho dos irmãos.
Confira também: The Last of Us Parte II pode ser dividida em duas temporadas, afirma showrunner
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.