HomeConteúdo originalResident Evil: Bem-Vindo a Racoon City | Os erros e acertos do filme

Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City | Os erros e acertos do filme

Filme já está em exibição nos cinemas.

Resident Evil novo filme
Divulgação

Com o seu desenvolvimento tendo sido anunciado há vários meses, o reinício da franquia cinematográfica de Resident Evil chegou recentemente aos cinemas. E como já vinha sendo destacado há meses, o mesmo tem justamente como principal objetivo ser uma adaptação mais fiel dos games. 

Entretanto, é válido citar que para um projeto alcançar todos os seus objetivos ele não deve se definir apenas através da sua fidelidade. Outros pontos e aspectos também devem compor uma produção, e é neste momento que esta nova versão cinematográfica baseada na franquia da Capcom acaba errando e também acertando. 

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E é assim, entre erros e acertos que Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City chegou aos cinemas brasileiros. Mas afinal, onde estão essas decisões certas e erradas? Bem, nós resolvemos listar algumas para você ficar de olho. 

Os acertos de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City

Chris e Jill no filme Resident Evil
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Os persongens e suas conexões

Um ponto extremamente interessante, e que é praticamente o seu ponto alto, é o fato de que Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City tem um extremo cuidado em apresentar todos os seus principais personagens. 

Mesmo que com algumas mudanças em suas características físicas, e algumas pequenas alterações em suas origens, todos os outros detalhes são muito bem trabalhados envolvendo Leon, Chris, Claire, Jill, Wesker, e até mesmo o Chief Iron.

É interessante a forma em que colocaram todos envolvidos na situação da Umbrella Corporation antes do seu surto, com todos tendo um papel já inicial dentro desta trama que logo após começa a ser trabalhada em outros atos. Todos eles se encontram de alguma forma, e também com isso vai sendo construído a intenção de um universo. 

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Os primeiros 40 minutos do filme

Tendo uma exrema ligação com os personagens protagonistas,os primeiros 40 minutos de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City funcionam como um excelente prelúdio para o que está por vir. 

Eles contam com referências, apresentam o passado de alguns personagens, e também funcionam como o seu ponto de conexão como citado. É ainda também válido citar que a ambientação do filme em 1998 também acaba sendo um destaque a parte por conta dos detalhes envolvendo a tecnologia do qual os personagens tem acesso. A narrativa no estilo filmes de terror da década de 80/90 também funciona, sendo até mesmo meio trash. 

Referências feitas com cuidado

Ao longo de toda a sua trama o filme conta com muitas referências. Seja a ambientação da delegacia, ou da mansão Spencer, tudo está presente nas telas. Em alguns momentos temos até cenas de referências como é o caso do primeiro zumbi na mansão com um olhar clássico do primeiro jogo, ou até mesmo uma rápida presente das chaves com símbolos de um baralho que deve ser encontrada no jogo Resident Evil 2

Os erros de Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City

Cachorro Zumbi em Resident Evil
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Dois jogos em um filme

Criticado por muitos fãs desde o anúncio do projeto, este talvez seja realmente um ponto extremamente negativo para Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City. O projeto merecia uma bifurcação em certo momento, sendo uma boa solução até as filmagens em duas partes como já aconteceu com franquias como Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo. 

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Ele funciona no início, como citado, justamente por apresentar os seus personagens. Entretanto, com o passar das cenas tudo vai ficando acelerado ao ponto de que cenas completas que são importantes para as tramas dos jogos acabaram tendo que ser cortadas, modificadas, ou encurtadas. 

Baixo orçamento para os efeitos visuais

Algo que quebra completamente o clímax do projeto envolve as falhas em seus efeitos visuais. Eles precisavam de um melhor cuidado, e acabam tirando um pouco da tensão dos acontecimentos por conta dos seus aspectos. Uma pena, já que as criaturas da franquia Resident Evil no vídeo game acabam sendo pontos extremamente interessantes e brilhantes para o seu desenvolvimento. 

Falta de atenção em detalhes cinematográficos

Enquanto conseguiu apresentar uma boa ambientação, e também teve cuidado com referências, Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City também consegue seguir o caminho totalmente contrário quando se trata de questões como maquiagem ou até mesmo foco as cenas. 

Em alguns pontos é possível notar que alguns zumbis foram maquiados de forma menos cuidadosa que outros. Além disso, em algumas cenas a câmera também parece fora de foco.

Uma ideia mal executada

É justamente por conta de todos os aspectos anteriores que podemos considerar Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City uma ideia mal executada. Ele acerta em seu início, mas vai se perdendo e entrando em uma verdadeira sequência de erros envolvendo sua trama. 

Foi uma boa ideia trazer os personagens conhecidos, mas um erro completo na união dos jogos. O orçamento para os efeitos visuais também acaba nos causando uma sensação de perda de qualidade nos momentos que acabam sendo cruciais para o público. 

A sinopse de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City

“Outrora a próspera casa da gigante farmacêutica Umbrella Corporation, Raccoon City é agora uma cidade agonizante do meio-oeste. O êxodo da empresa deixou a cidade em um deserto…com um grande mal se formando abaixo da superfície.

Quando esse mal é desencadeado, os habitantes da cidade são para sempre mudados, e agora um pequeno grupo de sobreviventes deve trabalhar juntos para descobrir a verdade por trás da Umbrella e sobreviver à noite”.

Sobre o novo filme Resident Evil

Anteriormente Kaya Scodelario (Maze Runner) foi definida como a intérprete de Claire Redfield, enquanto Hannah John-Kamen (Homem-Formiga e a Vespa) será a intérprete de Jill Valentine. Por sua vez, Robbie Amell (The Flash) assumirá o papel de Chris Redfield.

O ator Avan Jogia (Zombieland: Double Tap) viverá Leon S. Kennedy, enquanto Tom Hopper (The Umbrella Academy) será o intérprete de Albert Wesker. Por fim, Neal McDonough (Yellowstone) viverá o personagem William Birkin e  Donal Logue (Gotham) será o intérprete do Chefe Irons.

A Constantin Films, empresa detentora dos direitos cinematográficos de Resident Evil e responsável pela produção dos 6 primeiros longas, está envolvida no reboot da franquia. A expectativa é de que os novos títulos sigam a trama dos games, usando cada um dos seus protagonistas da forma correta.

Por sua vez, o cineasta Johannes Roberts (Os Estranhos 2) foi contratado para dirigir e escrever um novo roteiro para o longa.

Robert KulzerMartin Moszkowicz, CEO da Constantin Film, e Victor Hadida, da Davis Film, atuarão como produtores executivos. Alex Westmore e Colin Scully, da Constantin Film, estão supervisionando o projeto.

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City já está em exibição nos cinemas.

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Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosa
Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.
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