Com as primeiras notícias sobre o seu desenvolvimento tendo surgido em 2021, a série Resident Evil foi lançada nesta quinta-feira, 14 de julho de 2022, pela Netflix. E com isso, além de questionamentos sobre o seu futuro, a sua linha temporal acabou se tornando um ponto importante a ser abordado.
A história de Resident Evil – A Série deixa claro o seu ponto de ambientação desde as primeiras cenas
Em poucos minutos após o início do seu primeiro episódio, a série Resident Evil já deixa claro ao público justamente em que ano a sua trama é ambientada. Isso é algo feito de forma natural, seguindo os acontecimentos envolvendo a sua protagonista, mas também através de legendas nas telas.
Como revelado desde o início da sua divulgação, a série tem cenas ocorrendo no futuro, no ano de 2036, e tem como foco inicial o fato de que sua protagonista, Jade Wesker (Ella Balinska), está trabalhando em pesquisas para entender melhor o vírus mortal que devastou o mundo há 14 anos ao criar um apocalipse global.
Nesta carnificina absoluta, Jade é assombrada por seu passado em Nova Raccoon City, pelas conexões assustadoras de seu pai com a Umbrella Corporation, mas principalmente pelo que aconteceu com sua irmã, Billie.
A linha temporal de Resident Evil – A Série
Como já destacado no tópico acima, o projeto Resident Evil – A Série acabou tendo como um foco separado dois momentos distintos em sua linha temporal. A primeira delas é no futuro, no ano de 2036, enquanto a outra que mostra a juventude de Jade e Billie Wesker acontece no ano de 2022.
A história então vai se alternando entre estes dois períodos em questão, e no ano de 2022 tem como base a mudança das irmãos ao lado do seu pai, Albert Wesker, para a Nova Raccoon City. As duas vão para o local contra suas vontades, mas é Jade quem fica mais revoltada.
A trama de Resident Evil – A Série começa a ser desenvolvida quando as jovens acabam se envolvendo em situações envolveno a Umbrella Corporation, sendo iniciada em uma noite em que Billie é mordida por um cão infectado pelo T-Vírus.
Já no presente vamos descobrindo ao longo dos acontecimentos que Jade é traumatizada pelo que aconteceu em 2022, já que o vírus que devastou o mundo teve como origem justamente o local em que morava. E é assim que vamos descobrindo os fatos e as suas evoluções através de alternâncias entre o futuro apocalíptico e o passado no período de origem do fim do mundo.
É interessante ainda destacar que os fatos envolvendo a trama de Resident Evil – A Série são bem atuais, com a pandemia de Covid-19 sendo citada em alguns momentos nos episódios.
Resident Evil – A Série faz referência aos eventos de 1998
Muitos chegaram a pensar quando a produção foi anunciada, justamente por conta da sua temática, que a série Resident Evil não teria qualquer conexão com as histórias vistas nos jogos. Afinal, além de Albert Wesker presente na trama, nada mais fazia sentido ou apresentava ligações com o que já foi mostrado da franquia até os dias de hoje.
Bem, não é exatamente assim que os fatos vão sendo desenvolvidos. Embora não mostrem realmente eventos já conhecidos, a série faz referência aos eventos de 1998 na cidade de Raccoon City. O destaque fica mais por conta de como a Umbrella Corporation teria feito para desviar a atenção do verdadeiro motivo do caos na cidade, citando até mesmo o tal vazamento de gás que teria destruído tudo.
Algo que, aos poucos, as protagonistas vão descobrindo no ano de 2022 que é uma mentira. As irmãs Wesker, inclusive, descobrem um vídeo que contém a personagem Lisa. Ou seja, mais uma referência a história principal da franquia Resident Evil.
E se não bastasse, ao final do primeiro ano ainda temos Ada Wong senco citada em um bilhete de Albert Wesker. A personagem, caso a série ganhe 2ª temporada, já teve a sua presença confirmada pelo showrunner Andrew Dabb como parte da trama a ser desenvolvida nos acontecimentos na época da juventude de Jade e Billie. (via Screen Rant)
Showrunner já indicou que as histórias dos jogos são o plano de fundo para Resident Evil – A Série
Em uma entrevista realizada pelo site Entertainment Weekly no mês de maio (via CBR), o showrunner Andrew Dabb confirmou que eles já estão trabalhando no desenvolvimento do roteiro para a 2ª temporada de Resident Evil – A Série.
E com isso, o mesmo garantiu que os jogos são o plano de fundo para todos os acontecimentos na trama principal que está sendo mostrada. E isso incluí, inclusive, a vila e as criaturas de Resident Evil Village:
“Os jogos são nossa história de fundo. Tudo o que acontece nos jogos existe neste mundo. Podemos não chegar na vila até a 5ª temporada, mas está em nosso mundo. À medida que avançamos e conversamos sobre roteiros para a 2ª temporada, a vila é um recurso que podemos usar”.
A 1ª temporada de Resident Evil já está disponível na Netflix.
Leia também: Resident Evil: Saiba tudo sobre a nova série da Netflix
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.