Já tendo sido lançado nos cinemas há algumas semanas, o filme Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City acabou não conseguindo conquistar público e crítica de forma positiva. Entretanto, ainda assim continuam surgindo questões envolvendo um possível futuro da franquia.
Este novo filme reinicia a franquia de filmes Resident Evil com um novo elenco e é uma tentativa de aproximar as adaptações cinematográficas com o que foi mostrado nos jogos desde o seu início na década de 90. O longa conta inclusive com a presença de personagens icônicos como O filme Claire e Chris Redfield, Jill Valentine, Leon Kennedy e Albert Wesker.
Na trama, Outrora a próspera casa da gigante farmacêutica Umbrella Corporation, Raccoon City é agora uma cidade agonizante do meio-oeste. O êxodo da empresa deixou a cidade em um deserto…com um grande mal se formando abaixo da superfície. Quando esse mal é desencadeado, os habitantes da cidade são para sempre mudados, e agora um pequeno grupo de sobreviventes deve trabalhar juntos para descobrir a verdade por trás da Umbrella e sobreviver à noite.
Afinal, Resident Evil 2 vai acontecer?
Até o momento a Sony Pictures ainda não fez qualquer anuncio sobre o possível desenvolvimento de um Resident Evil 2, mas é válido destacar que o primeiro filme lançado nos cinemas durante o mês de dezembro de 2021 no Brasil indica caminhos para que isso aconteça.
Com a trama tendo sido baseada nos dois primeiros jogos da franquia, o filme que levou o subtítulo de Bem-Vindo a Raccoon City apresentou ainda uma cena pós-créditos que mostrar o início da transformação de Wesker, além de também ser responsável por introduzir Ada Wong neste novo universo cinematográfico.
Histórias que a continuação pode contar
Considerando que o final de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City encerra as duas histórias dos dois primeiros jogos de Resident Evil, é provável que os eventos desses jogos não sejam revisitados de forma alguma no futuro.
Se a Sony está tentando adaptar cada um dos jogos da amada franquia de jogos, é lógico que o próximo filme possa adaptar Resident Evil 3: Nemesis. Entretanto, levando em conta que todos os personagens principais foram estabelecidos, há uma chance de que o estúdio possa seguir um caminho diferente e adapte em Resident Evil 2 também a história de Leon no jogo Resident Evil 4.
Um terceiro caminho, que não é muito falado, seria a possibilidade de termos uma nova trama envolvendo o retorno de Claire Redfield em uma adaptação do jogo Resident Evil: Code Veronica.
Uma coisa é certa: após a recepção do primeiro filme, caso o reinício da franquia nos cinemas siga em frente, a melhor decisão seria a de adaptar essas histórias que estão por vir separadamente.
Quem estará no elenco de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City 2?
Esta é uma questão interessante, e que também pode variar de acordo com o planejamento escolhido pela Sony Pictures para o futuro. É válido destacar que todos os 4 protagonistas do primeiro filme podem retornar, sendo assim novamente interpretados por Kaya Scodelario (Claire Redfield), Robbie Amell (Chris Redfield), Hannah John-Kamen (Jill Valentine), e Avan Jogia (Leon S. Kennedy).
Por sua vez, pelo que foi mostrado, o possível Resident Evil 2 também deve contar com os retornos de Tom Hopper como Wesker e Lily Gao como Ada.
Previsão de estreia para Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City 2
Caso a Sony Pictures realmente decida seguir em frente imediatamente com o desenvolvimento de uma sequência para Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City, então é possível acreditarmos em uma previsão de lançamento para os anos de 2023 ou 2024.
Ainda assim, é válido destacar que este parece ser uma cenário improvável, já que nenhum anúncio foi realizado até o momento. Por sua vez, em um caminho diferente para adaptações, a Netflix está também produzindo uma série live-action baseada na franquia Resident Evil.
Fracasso em bilheteria pode atrapalhar o futuro da franquia Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City
O grande ponto que deve atrapalhar o caminho para o desenvolvimento de Resident Evil 2 neste reinício da franquia cinematográfica é justamente a sua aceitação do público, crítica e também a baixa bilheteria.
Tendo custado cerca de US$ 25 milhões para ser feito, o filme arrecadou somente US$ 31.8 milhões mundialmente (via Box Office Mojo). Além disso, o mesmo não foi nada bem aceito pela crítica e público. Sua nota de aprovação da mídia especializada ficou em 30% no Rotten Tomatoes, enquanto a avaliação do público ficou em 66% de aprovação. Enquanto isso, no IMDB o filme conta com 28 mil avaliações e uma nota de 5.2 em 10.
Confira também: Os 25 filmes mais aguardados de 2022
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.