Aviso: SPOILERS à frente para Percy Jackson e os Olimpianos, 1ª temporada, episódio 5, ‘A God Buys Us Cheeseburgers’.
Percy Jackson e os Olimpianos, temporada 1, episódio 5, reúne Percy, Annabeth e Grover após seu confronto com Echidna, e contém inúmeras referências aos livros de Rick Riordan, à mitologia grega e até mesmo à cultura pop.
Intitulado “Um Deus nos compra cheeseburgers”, o quinto episódio apresenta Ares, o deus grego da guerra, e envia Percy e Annabeth em um desvio para buscá-lo. O trio encontra o pai olímpico de Clarisse enquanto continua sua jornada a pé, e ele se oferece para ajudá-los a chegar mais rápido ao próximo destino se completarem uma tarefa.
Para obter a ajuda de Ares, Percy e Annabeth são forçados a recuperar seu escudo em um parque de diversões chamado Waterland – construído pelo deus grego Hefesto. Embora essa reviravolta em particular não esteja nos livros de Riordan, ela dá um toque interessante ao capítulo que o episódio adapta. O episódio 5 de Percy Jackson aumenta os riscos e cobre muita tradição, e faz algumas das referências ao material de origem e à mitologia grega sutis, mas ainda assim interessantes.
Confira abaixo 11 referências que o episódio 5 de Percy Jackson faz ao longo da sua trama
11 – O título do episódio 5 foi tirado do livro Ladrão de Raios
Os títulos dos episódios de Percy Jackson são títulos de capítulos
Como todos os títulos dos episódios da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos, “A God Buys Us Cheeseburgers” foi retirado de um capítulo de O Ladrão de Raios. Embora não seja o único capítulo abordado na última edição, ele contém a maioria dos eventos do episódio 5.
Em O Ladrão de Raios, Percy ainda vai para Waterland em troca da ajuda de Ares, embora todo o cenário seja diferente em o material de origem. Os eventos de “I Become a Known Fugitive” também são trabalhados na quinta parte do programa, assim como o início de “We Take a Zebra to Vegas”.
10 – Annabeth vendo as Parcas faz referência a uma cena cortada do ladrão de raios
Annabeth vê as Parcas antes de Percy emergir da água perto do Gateway Arch, e esta cena dá um toque interessante a um momento que acontece no início de O Ladrão de Raios. No livro de Riordan, Percy e Grover veem as Parcas voltando da Academia Yancy para casa.
Grover insiste que este é um presságio de que Percy morrerá, mas nada disso se desenrola na série da Disney. Em vez disso, Annabeth vê o trio mais tarde, e sua aparência levanta questões sobre quem realmente morrerá. O giro da série de TV neste momento consegue fazer referência aos livros ao mesmo tempo que cria novas apostas.
09 – A entrevista de Gabe é uma referência a uma subtrama de livro
O padrasto de Percy o acusa de fazer algo errado no início dos livros
Nos livros de Percy Jackson, Gabe é a razão pela qual Percy se torna um “fugitivo conhecido”, e isso acontece antes do desastre no Gateway Arch. Gabe relata o desaparecimento de Percy e Sally e tenta atribuir o último a seu enteado. Percy descobre isso antes de partir em sua missão, e a polícia fica mais interessada à medida que coisas desastrosas acontecem ao seu redor.
O programa Percy Jackson do Disney+ não menciona a resposta de Gabe ao desaparecimento de Sally e Percy, mas a reportagem do episódio 5 mostra Gabe fazendo alegações contra Percy que refletem as do livro.
8 – Ares é um troll do Twitter
Percy Jackson mistura hilariantemente sua história com as mídias sociais modernas
O episódio 5 de Percy Jackson e os Olimpianos contém uma das melhores referências ao mundo real, pois revela que Ares é um troll do Twitter. Quando Percy, Annabeth e Grover encontram o deus do Olimpo em um restaurante, Ares diz a eles para esperarem, enquanto ele termina uma discussão que começou na plataforma de mídia social.
Esta adição à história mistura de forma hilariante a cultura moderna com a história de Riordan. Faz sentido que o Deus da Guerra tenha uma plataforma no Twitter.
7 – Ares menciona o mito grego sobre Cronos
Esta referência da mitologia grega será importante mais tarde
Não é nenhuma surpresa que Percy Jackson faça referência aos mitos gregos ao longo de sua temporada, e “A God Buys Us Cheeseburgers” mencione a história de Cronos, que será importante mais tarde. Ao falar sobre os deuses e a guerra que provavelmente acontecerá por causa do Relâmpago de Zeus, Ares se apaixona por sua família.
Ele menciona Cronos, o Rei dos Titãs e pai de Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia. Ares lembra como Cronos comeu seus próprios filhos para que eles não fossem sua ruína, mas Zeus finalmente o enviou para o Tártaro. Este detalhe é fiel à mitologia grega e será importante mais tarde na história de Percy.
6 – Percy Jackson, episódio 5, contém uma menção de O Resgate do Soldado Ryan
Ares faz referência ao encerramento do filme da Segunda Guerra Mundial
Enquanto Grover e Ares estão sozinhos no restaurante, Grover tenta obter informações do deus do Olimpo lisonjeando-o. Ele afirma ser um grande fã das guerras de Ares, e Ares questiona se o sátiro é “um fã casual da Segunda Guerra Mundial”.
Ele continua dizendo: “Você viu O Resgate do Soldado Ryan, não é?” É uma referência cômica da cultura pop, mesmo que a abordagem de Grover acabe funcionando.
5 – Grover faz referência a guerras reais, mas menos conhecidas, no restaurante
Ele menciona a guerra do linguado, a guerra da lagosta e a guerra dos trezentos e trinta e cinco anos
Depois do golpe de Ares, O Resgate do Soldado Ryan, Grover lista os “cortes profundos” do deus – suas guerras menos conhecidas que as pessoas ainda não discutem.
Grover menciona a Guerra do Linguado, a Guerra da Lagosta e a Guerra dos 335 Anos como alguns de seus “favoritos”, e todos esses são conflitos reais. A Guerra do pregado foi um confronto entre a Espanha e o Canadá em 1995, que começou por causa da pesca. A Guerra da Lagosta se desenrolou entre a França e a Espanha na década de 1960 e também envolveu a pesca, com foco específico na lagosta. A guerra final mencionada é o conflito mais longo entre as Ilhas Scilly e a Holanda.
4 – Percy Jackson Episódio 5 Referências ao caso de Afrodite com Ares
Outra referência à mitologia grega no episódio 5 de Percy Jackson vem da discussão sobre o caso de Afrodite com Ares. Percy e Annabeth conversam sobre isso durante o episódio, revelando que Afrodite teve relações românticas com o Deus da Guerra apesar de ser casada com Hefesto.
Isso é fiel à mitologia grega, que retrata o relacionamento de Hefesto e Afrodite como infeliz (via Mythology Source). O fato de Hefesto construir armadilhas para pegar sua esposa com seu amante também é destacado em Percy Jackson, o que mostra sua habilidade em criar tais engenhocas.
3 – Percy Jackson conta com a música “What Is Love (Baby Don’t Hurt Me)”
A música pop toca durante a cena do túnel do amor
Uma adição divertida à cena do Túnel do Amor do livro de Riordan é a música “What Is Love (Baby Don’t Hurt Me)” de Haddaway. O episódio 5 de Percy Jackson e os Olimpianos toca esse sucesso enquanto Percy e Annabeth percorrem o passeio supostamente romântico, e é hilário, especialmente com a falta de conhecimento da cultura pop de Annabeth.
Também faz alusão aos sentimentos que Percy e Annabeth estão começando a desenvolver um pelo outro – embora ainda não estejam totalmente lá.
2 – O relacionamento de Ares e Atenas reflete a mitologia grega
Durante a discussão de Ares com Grover, ele deixa claro que se ressente de Atenas. Na verdade, isso fica óbvio apenas em suas interações com Annabeth, todas cheias de veneno. Ares discursa sobre como Atena é vista como um gênio, até mesmo acertando seu símbolo, a Coruja de Atena.
O atrito entre os olímpicos reflete a mitologia grega, que muitas vezes os retrata como rivais que não se dão bem (via Mitologia Grega Theoi). Percy Jackson e os Olimpianos mantém esse retrato dos irmãos, adicionando uma camada interessante à raiva de Ares e suas interações com a filha de Atena.
1 – Annabeth chama Percy Cérebro de Algas Marinhas no episódio 5
Este é o apelido dela para ele nos livros de Percy Jackson
O episódio 5 de Percy Jackson marca a primeira vez que Annabeth chama Percy de “Cérebro de Algas Marinhas” no programa Disney +, e ela fala este apelido quando eles estão discutindo sobre quem se sacrificará pelo escudo de Ares.
Quando Percy insiste que será ele quem se sentará no Trono Dourado de Hefesto, Annabeth diz a ele: “Este não é o arco, Cérebro de Algas Marinhas.” É assim que Annabeth chama Percy ao longo dos romances de Riordan, e com o tempo se torna um apelido carinhoso.
É ótimo ver o episódio 5 incluindo isso, mostrando que Annabeth e Percy estão ficando mais próximos e confortáveis um com o outro.
Confira também: 5 séries dos anos 2000 para você assistir no Prime Video neste final de semana
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.