Aviso! Este artigo contém spoilers de Percy Jackson e os Olimpianos, temporada 1, episódio 4!
Lançado no dia 02 de janeiro de 2024, o episódio 4 de Percy Jackson apresentou aos fãs a Quimera, um monstro da mitologia grega que aterroriza o trio protagonista Percy, Annabeth e Grover enquanto eles estão em sua jornada em direção a Los Angeles para encontrar a entrada do submundo.
Porém, antes de chegar ao seu destino, o trio é lançado em mais uma situação perigosa: ambientado em um trem, Percy, Annabeth e Grover se encontram encurralados por Equidna – a mãe de todos os monstros e parente distante dos deuses gregos da série. Um dos filhos de Equidna é justamente a Quimera.
Tratado como um filhote, a Quimera é solta e persegue Percy e seus amigos até o centro de St. Louis, onde as crianças tentam encontrar refúgio no Arco de St. Louis – monumento criado por um dos filhos de Atena. Solidificando a ameaça e perigo que o monstro representa para os semideuses, a sequência de ação é o ponto principal do novo episódio da série.
Quem é a Quimera?
A Quimera é um monstro descrito como um híbrido entre leão, cabra e dragão que incorpora alguns dos elementos mais perigosos de seus pais: Equidna e Typhon. Apesar de não ter sido mencionado na série, Typhon é um dos monstros mais temidos da mitologia grega e terá um papel nas próximas temporadas de Percy Jackson (caso sejam feitas).
No episódio 4, o monstro em questão inicialmente assume a forma de um Chihuahua – um cachorro de pequeno porte que reflete o status de “filhote” da Quimera -, e que também disfarça a verdadeira ameaça dos humanos.
Quais as diferenças da Quimera da série em relação à mitologia grega?
Apesar de ter sua origem igual a da mitologia grega, o monstro representado em Percy Jackson tem algumas diferenças em relação ao mito original principalmente quando falamos de sua aparência.
Enquanto as histórias gregas descrevem a Quimera com uma forma desfigurada – uma cabeça e corpo de leão, onde uma cabeça de cabra crescia deste corpo e a parte traseira do leão tinha uma calda de dragão -, a série, escolheu um design mais simplificado. Aqui, o monstro é uma amálgama dos três animais: o corpo e cabeça de leão, com chifres de cabra na cabeça, patas traseiras de uma cabra e cauda de dragão.
Apesar de Percy não existir na verdadeira história grega, a Quimera chegou a enfrentar outro herói: Bellaphron, que matou a fera.
A Quimera retornará no futuro de Percy Jackson?
Como é visto no final do episódio 4, Percy não derrota o monstro grego e acaba por escapar dela ao cair do Arco de St. Louis. Sendo assim, a série deixou em aberto a possibilidade de um retorno da mesma no futuro (ou não).
Curiosamente, nenhum outro livro da saga de Rick Riordan voltou a mencionar o monstro grego após “O Ladrão de Raios”, porém, como o material original está sendo adaptado ao longo da produção, não podemos assumir que ela não terá um retorno em algum momento da série.
Confira também: 5 sagas que ganharão novas adaptações em breve
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.