A 2ª temporada de The Last of Us promete emoções fortes, ainda que o seu primeiro episódio tenha sido bastante calmo. Afinal, como já destacado no início, a sua trama introduziu Abby Anderson. Trata-se de uma personagem polêmica, em busca de vingança, e que conseguiu dividir a opinião do público no jogo.
*O texto abaixo contém spoilers da história que será contada, então siga lendo por sua conta e risco.

A personagem em questão está sendo interpretada por Kaitlyn Dever. A atriz foi anunciada como a intérprete de Abby para a série The Last of Us em janeiro de 2024, assumindo assim a missão de viver uma das personagens mais complexas deste universo.
Desde que surgiu nos games, Abby carrega um fardo: ela representa um ponto de virada tão dramático na história que muitos fãs nunca conseguiram aceitá-la completamente. O desafio da adaptação para a TV não é pequeno. Os criadores sabiam que introduzir Abby exigiria cuidado, timing e uma boa dose de coragem.
A origem de Abby em The Last of Us

O ponto central da história de Abby nos jogos é sua ligação direta com um momento crucial da trajetória de Joel e Ellie: ela é filha do Dr. Jerry Anderson, o cirurgião responsável por tentar criar uma vacina contra a infecção por Cordyceps. Os dois faziam parte dos Vagalumes (Fireflies) em Salt Lake City. Mas tudo mudou quando Joel invadiu o hospital e matou o pai de Abby para salvar Ellie.
Esse trauma acaba marcando profundamente a personagem, dando assim início à sua jornada de vingança. Com o colapso dos Vagalumes, Abby se junta à Frente de Libertação de Washington (WLF), em Seattle.
Ela dedica 5 anos da sua vida neste local, onde se torna uma soldado respeitada e durona, movida pela dor e pelo desejo de vingança. Ao longo de todo este tempo, ela persegue pistas sobre Joel, até que finalmente consegue encontrá-lo – e, a partir daí, sua história se entrelaça com a de Ellie.
A busca por vingança envolvendo Joel e uma história de redenção (Este tópico contém spoilers)

Como já destacado no início de The Last of Us 2ª temporada, e também citado acima sobre sua história, Abby está em busca de Joel com uma única finalidade: acabar com sua vida. E, de fato, ela consegue realizar tal feito durante uma cena muito chocante e que abalou todos aqueles que jogaram.
Ainda assim, a história de Abby não fica resumida somente por esta vingança. Mesmo após conseguir aquilo que tanto queria, a personagem ainda assim não se sente completa novamente. Tudo muda, no entanto, quando ela é salva por dois irmãos que fugiram de um grupo extremista, passando assim a protegê-los. Essa relação, especialmente com Lev, desperta nela um lado mais compassivo.
No fim, Abby passa por uma jornada parecida com a de Joel: alguém que encontra redenção ao cuidar de outros. Mesmo quando cruza novamente com Ellie, e tem a chance de revidar, ela escolhe o caminho do perdão – um final agridoce, mas que sinaliza crescimento e mudança.
Abby é considerada a personagem mais controversa de The Last of Us

Abby nunca foi unanimidade. Matar um personagem querido como Joel foi demais para muitos fãs. E quando os jogadores se viram obrigados a controlar Abby durante o jogo, a reação foi mista: uns odiaram, outros amaram.
No entanto, esse foi justamente o ponto que os criadores quiseram explorar: como é possível compreender todos os lados de uma história? A ideia de quebrar o ciclo de violência está no centro da narrativa. Se a série conseguir transmitir isso bem, Abby pode muito bem passar de odiada a amada entre o público.
Afinal, Abby é uma vilã ou protagonista?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Abby é vista como antagonista no início da história, especialmente pelos fãs que acompanharam Joel desde o primeiro jogo. Mas The Last of Us sempre foi sobre visões de situações e dilemas morais – e Abby não foge disso. Ao longo da trama, ela passa por uma transformação emocional profunda que pode mudar a percepção do público.
Levando em conta a escolha narrativa já mostrada neste primeiro episódio, e também os comentários de Craig Mazin e Neil Druckmann, ao longo da série também teremos todas estas mudanças acontecendo com Abby. Ou seja, teremos também a sua história sendo contada da forma que merece.
Com todos estes fatos em destaque, mesmo que alguns ainda tenham um certo receio, é possível sim afirmar que Abby assumirá um papel de protagonismo na série da HBO. Afinal, a desde o jogo já era mostrada como um contraponto importante para Ellie, espelhando sua dor, escolhas e crescimento.
Confira também: The Last of Us: Quem é Eugene? Saiba mais sobre o personagem mencionado na 2ª temporada
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.