Após as mal recebidas adaptações de livro para filme, Percy Jackson e os Olimpianos está tendo outra chance com uma nova série no Disney+ que já faz mais sucesso que sua antecessora.
Percy Jackson e os Olimpianos acabam de lançar seus três primeiros episódios na Disney+ com reações positivas, o que foi um alívio para a Disney e para os telespectadores 10 anos após os filmes fracassados. A série Percy Jackson é composta por seis livros de fantasia de Rick Riordan, oferecendo potencial para pelo menos seis temporadas.
Infelizmente, depois de apenas dois filmes decepcionantes, Percy Jackson 3 nunca aconteceu, mas esperamos que a série Disney+ continue a amada história além da primeira temporada.
A trama segue o jovem semideus titular e seus amigos em uma série de missões para salvar o mundo mortal dos Titãs. A primeira temporada narra os eventos do primeiro livro, O Ladrão de Raios, assim como o primeiro filme.
No entanto, o meio televisivo e algumas diferenças importantes em relação ao cinema permitem uma adaptação mais fiel e bem-sucedida. Pode ser difícil adaptar um material de origem forte para a tela, como mostram os problemas com os filmes de Percy Jackson, mas a Disney parece estar fazendo a escolha certa ao tentar novamente.
Percy Jackson e os Olimpianos estão provando que as segundas chances para adaptações funcionam
Embora possa parecer que Percy Jackson e os Olimpianos é outra adaptação de um livro para a tela, ele se destaca por sua história. O objetivo de Percy Jackson e os Olimpianos não é apenas capitalizar uma série de livros populares, mas fazer o certo por meio de uma segunda chance de adaptação.
Muitos leitores esperavam que os filmes trouxessem seus livros e personagens favoritos para a tela grande de uma forma que permanecesse fiel ao material original, mas os filmes não conseguiram fazer isso. Felizmente, a série do Disney+ está aproveitando sua segunda chance de homenagear os livros, ao mesmo tempo que faz algumas mudanças para mantê-los atualizados e únicos.
Para permanecer fiel à série Percy Jackson e os Olimpianos, a Disney contratou o autor Rick Riordan como criador e produtor executivo. Não há ninguém que conheça os livros melhor do que o homem que os escreveu, e o seu envolvimento é promissor para os amantes dos livros.
Além disso, Percy Jackson e os Olimpianos levaram a sério as críticas aos filmes, desde as mudanças desnecessárias e remoções da história até a estranha escolha de envelhecer os personagens. Ao fazer isso, Percy Jackson e os Olimpianos não está apenas readaptando a história, mas também melhorando-a.
O sucesso do programa é um bom presságio para a próxima adaptação de Eragon no Disney+
Antes do lançamento dos filmes de Percy Jackson e os Olimpianos, houve Eragon, o enorme fracasso crítico de 2006 baseado no romance de mesmo nome de Christopher Paolini.
Mais de 15 anos após o desastre de bilheteria de Eragon ter matado a franquia, a Disney também está dando uma segunda chance para esta adaptação. Assim como Percy Jackson, o programa de TV Eragon pode salvar a franquia fazendo justiça ao levar o livro para a telinha de uma forma que o filme não conseguiu.
Eragon talvez tenha sido ainda pior do que Percy Jackson no que diz respeito à lealdade ao material original e aos leitores. Com todas as mudanças feitas, Eragon só poderia alegar ser “vagamente baseado” no romance de Paolini, mas a série de televisão parece estar seguindo os passos de Percy Jackson, fazendo com que seu criador também seja um co-roteirista
Muitas adaptações fracassadas de livros para jovens adultos merecem outra chance, e Percy Jackson e os Olimpianos é a prova de que não apenas as adaptações de segunda chance podem ser bem-sucedidas, mas também podem contar as histórias de maneiras fiéis que celebram os livros e os autores.
Confira também: Percy Jackson se torna uma das maiores estreias do Disney+ de 2023
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.