Não há uma pessoa que leu os livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos que não esteja ansioso pela série do Disney+. A franquia coleciona inúmeros fãs pelo mundo afora, mesmo com os filmes tendo deixado a desejar na quesito adaptação. Isso sem mencionar outros problemas, que por sinal, foram muitos.
A próxima série com certeza irá encontrar dificuldades para adaptar alguns dos elementos principais do livro. Isso, inclusive, é o motivo de preocupação para a maioria do público. Adaptar histórias de um meio para o outro é uma constante luta, pois nem sempre o que funciona nos livros, funciona nas televisões.
Contudo, a série Percy Jackson e os Olimpianos está fazendo o máximo para não se distanciar dos livros. Curiosamente, uma das medidas para assegurar isso é a presença do escritor das obras, Rick Riordan, nas produções. Mas sem dúvidas, a série irá precisar superar alguns obstáculos bem importantes para ser fiel aos livros.
Portanto, hoje separamos 6 elementos do livro que a série terá dificuldade para adaptar. Confira:
1. A série precisará substituir a narração de Percy
Divulgação
Caso você não saiba, Percy Jackson é o principal personagem da série. Assim, nos livros, o semideus narra todos os acontecimentos da história principal. Portanto, os fatos acontecem a partir de uma perspectiva de primeira pessoa, com o leitor ouvindo de modo constante os seus pensamentos, estratégias e muito mais.
Isso é algo bem comum e eficaz nos livros, mas nem sempre funciona em séries e filmes. Ao mesmo tempo, muitos detalhes aparecem somente por meio da narração de Percy, indicando que a série não poderá simplesmente descartá-los. A narração do personagem é mais do que fundamental e a série terá que encontrar um modo de substituí-lo sem prejudicar a narrativa.
Curiosamente, o teaser trailer inicial do show apresenta a narração de Percy Jackson, indicando que os produtores podem estar tentando adaptar esse conceito. O ideal é que cada episódio abrisse e fechasse com a narração de Percy. Além disso, os detalhes essenciais poderiam ser revelados quando o personagem principal os explica para os outros.
2. Os livros do Percy Jackson possuem muita informação nos diálogos
Os deuses gregos e a mitologia de Percy Jackson estão bem enraizados nas histórias e, por causa disso, os livros apresentam muita informação a mais nos diálogos. Então, é comum vermos deuses falando sobre suas histórias, artefatos mágicos recebendo alguma explicação ou até personagens famosos se apresentando de modo bem complicado.
Isso, sem dúvidas, funciona nos livros, mas pode ser que não fique legal na série. É claro que boa parte das informações extras podem ser realmente importantes, mas o programa precisa encontrar o modo de explicá-las.
Um exemplo de muita informação extra é Hércules. O semideus nunca aparece nos livros, mas Zeus faz longos discursos sobre o seu filho. Além disso, o arco de Percy se espelha um pouco no herói.
O ideal é que a série explique essas histórias antigas por meio de flashbacks ou outras formas criativas de transmitir informações ao público. O diálogo excessivo com certeza não irá atrair o público.
3. Percy Jackson deve adaptar os cenários do livro
Divulgação
Outro coisa que pode ser um problema na hora da adaptação é que a série possui vários cenários diferentes. Dessa forma, os personagens estão constantemente pulando de um lugar para outro, com alguns desses lugares aparecendo apenas uma vez em toda a história. Contudo, não estamos falando de lugares simples.
Só no início das aventuras do semideus, encontraremos lugares icônicos como o Lotus Hotel and Casino, o Labirinto e até mesmo o Submundo. Desse modo, a série precisará descobrir como retratar esses cenários enormes com um orçamento de TV, investindo muito dinheiro em locações que serão vistas apenas uma vez.
4. Os livros possuem muitos personagens
Divulgação
Outro problema que a série de Percy Jackson encontrará é o fato dos livros apresentarem uma enorme quantidade de personagens. É claro que o show se concentra em Percy, Grover e Annabeth, mas há muitos residentes do Acampamento Meio-Sangue que a série precisará apresentar e explorar.
Pelo menos, temos alguns personagens, como é o caso de Thalia, que demoram para aparecer na trama. Entretanto, ainda existem muitos personagens fora dos acampamentos, sejam pais, responsáveis, amigos ou qualquer outra coisa.
Digo qualquer outra coisa, pois além de humanos, a programa também tem todo o panteão grego para caracterizar. Muitos dos deuses gregos devem aparecer ainda na primeira temporada, e cada um deles terá que ser apresentado e caracterizado. Além disso, também teremos monstros gregos como Medusa e Tyson, o Ciclope, que desempenham papéis significativos, aumentando ainda mais o incrível número de personagens que a série terá que nos apresentar.
5. Os livros possuem um ritmo muito rápido
Divulgação
Quem já leu os livros, sabe do que estou falando. As obras de Rick Riordan são bem concisas pela quantidade de conteúdo que apresentam, principalmente pelo seu ritmo extremamente rápido.
Os personagens saltam de um local para outro constantemente, com toda a série permanecendo bem tensa. Como já temos várias temporadas confirmadas, pode ser difícil manter esse ritmo na adaptação.
6. Elementos do livro que foram adaptados nos filmes
Divulgação
Uma das maiores dificuldades que a série irá encontrar é a adaptação de elementos que os filmes já fizeram. Sim, os filmes do Percy Jackson foram um desastre, mas as comparações serão inevitáveis. A série precisará construir sua identidade própria e isso pode ser bem trabalhoso.
A história será a mesma, mas precisa ser feita de modo único, pegando uma aparência, estilo e sensação únicos. Sem dúvidas, Percy Jackson e os Olimpianos terá problemas para se adaptar, mas este é de longe o mais importante.
Confira também: The Continental: conheça Cormac, o vilão da série de John Wick!
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.