Com muitos projetos do universo de Star Wars atualmente em desenvolvimento, a série The Acolyte ao longo dos últimos anos passou a ser esperada com uma certa expectativa por parte do público justamente pela sua temática.
A produção em questão será ambientada no final da Era da Alta República, que no universo da franquia criada por George Lucas é descrito também como a era de ouro da Ordem Jedi e da Alta República. Este foi um detalhe, inclusive, que desde o primeiro momento de anúncio deste projeto foi destacado.
Obviamente, por conta disso, as expectativas sobre a sua trama também foram se tornando altas. E claro, muito disso se deve justamente ao fato de que teremos finalmente uma história inteira focada basicamente na rivalidade de Jedi vs Sith.
Entretanto, o título do projeto também passou a chamar atenção do público. Muito disso justamente pela busca das pessoas em saber: afinal, o que é um Acólito? Ou, em inglês The Acolyte?
O significado de The Acolyte
Em diversos dicionários de línguias distintas, a palavra acólito / acolyte possue duas definições. A primeira delas é uma referência de pessoa que auxilia nos deveres religiosos.
Contudo, é a segunda delas que pode se tornar mais interessante e importante para este projeto de Star Wars é destacada como “aquele que atende ou auxilia um líder”. No universo da franquia, um acólito pode se referir a indivíduos com habilidades de força que aprendem com um Lorde Sith mais experiente.
Afinal, o que é o The Acolyte no universo de Star Wars?
Desde que Darth Bane implementou a Regra de Dois Sith, os usuários do lado negro seguiram uma estrutura rígida na forma como transmitiram conhecimento às gerações futuras.
- A Regra dos Dois exige que haja apenas dois Sith em um determinado momento – um mestre e seu aprendiz – para que eles possam operar nas sombras e construir poder sem a interferência dos Jedi.
- Embora a regra permita apenas dois Sith oficiais por vez, o posto de acólito permitiu a existência de mais seguidores do lado negro.
Os acólitos Sith não eram oficialmente membros dos Sith, mas muitas vezes eram pessoas sensíveis à Força que esperavam ingressar. Uma das consequências pretendidas da Regra de Dois era criar competição entre um Lorde Sith e seu aprendiz, encorajando o aluno a superar o mestre por meio da traição.
- Essa mentalidade invejosa e competitiva estendeu-se também aos acólitos, que muitas vezes tentavam matar aprendizes e tomar o seu lugar. Ninguém estava seguro dentro da ideologia dos Sith, e sempre havia alguém na cadeia alimentar que estaria disposto a matar para ganhar mais poder.
Esta estrutura então bem definida dos Sith também pode nos sugerir qual poderia ser o papel de Mae e a força motriz por trás de suas ações em The Acolyte. Se ela for uma acólita, provavelmente estará competindo pela chance de se tornar uma aprendiz Sith.
Isso colocaria Mae no caminho da guerra, e sua ambição de subir na hierarquia pode ser o motivo pelo qual ela está brigando com os Jedi. Tornar-se forte no lado negro da Força é um caminho longo e perigoso, e um dos passos mais importantes colocou os acólitos em desvantagem na batalha.
Qual o poder de um Acólito no universo Star Wars?
Um dos acólitos Sith mais famosos de todos os tempos é Asajj Ventress, e ela também funciona como uma boa escala de quão poderoso um acólito pode se tornar.
Ventress era uma acólita do Conde Dookan e se tornou uma figura extremamente importante durante as Guerras Clônicas, principalmente por causa de sua impressionante habilidade em combate e força no lado negro da Força.
Ela provou que os acólitos Sith poderiam ser alguns dos guerreiros mais mortais da galáxia, e que sua força poderia se igualar até mesmo aos mais habilidosos Mestres Jedi, como Obi-Wan Kenobi.
Confira também: 5 séries que chegarão ao Prime Video nos próximos meses
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.