Presentes nas histórias de Star Wars desde o primeiro filme lançado em 1977, os Fantasmas da Força apareceram em diversos momentos durante a jornada de vários Cavaleiros Jedi – como Luke Skywalker, que encontrou o Fantasma do Mestre Yoda; e, mais recentemente, Obi-Wan Kenobi, que viu Qui-Gon Jinn no final da série que leva o nome do protagonista titular.
Atuando com certa importância na trama dos filmes e geralmente orientando os jovens Jedi à vitória, os Fantasmas da Força também podem ajudar a manter o equilíbrio da Força – um momento notável desse feito foi quando vários deles mantiveram a Ordem Jedi enquanto Luke Skywalker se isolou em Ahch-To em “O Despertar da Força”.
Dentre os nomes de Jedi mais notáveis que retornaram em algum ponto da história de Star Wars estão: Qui-Gon Jinn e o Mestre Yoda, já citados acima, Anakin Skywalker, Luke Skywalker e Leia Organa.
Mas, afinal, o que são os Fantasmas da Força?
Referidos como Espíritos da Força, ou Fantasmas da Força, esses seres são nada mais, nada menos, que Jedi que conseguiram alcançar uma sincronicidade completa, clara e ininterrupta com a Força de tal maneira que tiveram suas alma convertidas após sua morte – para isso, o indivíduo em questão deveria aceitar sua morte, abraçar a paz pós-morte e ter um coração puro.
Dessa maneira, enquanto alguns Jedi optam por sucumbir totalmente à Força após morrerem, aqueles que optam por ter suas almas convertidas se entregam à Força sem dar a ela o poder de absorvê-los completamente – o que resultaria em suas identidades sendo mantidas individualmente (assim como sua aparência física) e não sendo integrados e transformados a esse campo de energia.
Como os Jedi se tornam Fantasmas da Força
Apesar de estarem presentes em várias produções de Star Wars, apenas os Jedi que receberam um treinamento especial podem se tornar Fantasmas da Força (e alguns passam suas vidas todas treinando para isto). Mesmo que a natureza desse treinamento ainda seja um mistério para os fãs, sabemos que, para se tornam um Fantasma, o Jedi deve ter um coração puro e ter dedicado sua vida a seguir o Caminho da Força e o Lado Luminoso.
De acordo com Qui-Gon, em uma novelização de “A Vingança dos Sith” escrita por Matt Stover, esse poder em específico “vem apenas pela liberação do ‘eu’, não pela exaltação do ‘eu’. Eles vem através da compaixão, não da ganância. O amor é a resposta para a escuridão”.
Mais recentemente, em Ahsoka, os fãs também puderam ver o Mundo Entre Mundos, onde a protagonista da série encontrou o Fantasma de Anakin Skywalker. Se considerado como um indicativo de referência, esse é o lugar onde eles são mais fortes e é considerado a fonte das suas projeções.
Os Sith conseguem se transformar em Fantasmas?
Diferente dos Jedi, os Sith nunca poderão se tornar verdadeiros Fantasmas da Força – somente alguém alinhado com o Lado Luminoso pode fazer isso.
No entanto, os Cavaleiros do Lado Sombrio da Força podem tentar enganar a morte com uma técnica chamada “transferência”. Isso permite com que eles prendam seu espírito a um objeto, locação física ou, até mesmo, um outro corpo que serve como hospedeiro.
Como Anakin Skywalker se tornou um Fantasma da Força?
Diferente de outros Jedi, Anakin Skywalker se tornou um Fantasma da Força de uma maneira totalmente inusitada: George Lucas, criador da franquia, sugeriu que o Escolhido só conseguiu esse feito “por conta de Obi-Wan e Yoda” – ou seja, com a ajuda dos dois.
Vale lembrar que, com a trama de “O Retorno de Jedi”, o personagem – interpretado majoritariamente pelo ator Hayden Christensen na nova trilogia e derivados subsequentes – teve um arco de redenção que o colocou de volta no caminho do Lado da Luz.
Mais recentemente, na série Ahsoka, existe uma sugestão de que o Fantasma da Força de Anakin consegue alternar entre suas duas personas – do lado luminoso e sombrio da Força.
Confira também: O que são Cristais Kyber? Os cristais de energia dos sabres de luz explicado
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.