Aviso: SPOILERS à frente para o episódio 3 de Percy Jackson e o livro O Ladrão de Raios.
Percy Jackson e os Olimpianos apresenta o Oráculo de Delfos no episódio 3, dando a Percy uma visão de sua próxima missão antes de embarcar nela. Apesar de inicialmente parecer “uma decoração de Halloween”, o Oráculo oferece a Percy um aviso comovente – e o faz de uma forma no mínimo interessante.
Ao acordar, o Oráculo passa de uma mulher idosa para Gabe Ugliano, o desagradável padrasto de Percy. É uma versão hilária dos livros de Percy Jackson de Rick Riordan e se inspira na representação do Oráculo de Delfos na mitologia grega e em seu histórico na tradição de Riordan.
Apesar da forma humorística, o Oráculo oferece a Percy uma profecia séria no episódio 3, revelando que ele irá recuperar com sucesso o Relâmpago de Zeus. No entanto, a missão de Percy terá um custo.
Como o Oráculo lhe diz: “Você será traído por aquele que o chama de amigo e, no final, não conseguirá salvar o que é mais importante”. A verdade por trás desta mensagem enigmática não é intencionalmente clara, mas os fãs dos livros de Percy Jackson entenderão seu significado. É assim que o Oráculo funciona no mundo do Acampamento Meio-Sangue, e o comportamento do ser remonta à Grécia Antiga.
O Oráculo de Delfos emite profecias na mitologia grega
Não é nenhuma surpresa que os livros de Riordan de Percy Jackson e os Olimpianos usem o Oráculo de Delfos para emitir profecias, já que o Oráculo é uma figura bem conhecida na mitologia e na história grega. Até mesmo os filmes de Percy Jackson incluem o Oráculo, embora a apresentem mais tarde e em um contexto diferente do material original.
O Oráculo de Delfos foi uma figura real que fez previsões e está entre os oráculos mais conhecidos do mito grego. O Oráculo de Delfos operava no templo de Apolo em Delfos, entregando mensagens do deus do Olimpo que eram frequentemente usadas para prever como os cenários e conflitos políticos se desenrolariam (via Britannica).
Como o Oráculo da série Disney+, o verdadeiro Oráculo de Delfos se comunicaria com aqueles que buscavam sua sabedoria em estado de transe (via King’s College). Isto resultou em previsões tão confusas quanto a profecia de Percy, que muitas vezes assumia a forma de enigmas.
Esse comportamento foi considerado alucinações pelos cientistas mais tarde, mas o Oráculo de Riordan se inspira no Oráculo de Delfos e nos contos que o cercam. Isso também dá um toque único à figura, e é por isso que ela aparece como Gabe Ugliano quando Percy a consulta.
O Oráculo muda corpos e formas em Percy Jackson
Aqueles que estão se perguntando por que o Oráculo assume a forma de Gabe Ugliano no episódio 3 de Percy Jackson e os Olimpianos podem procurar respostas na tradição da saga.
O Oráculo é capaz de mudar de forma no universo de Percy Jackson, embora uma maldição de Hades ponha fim a essa habilidade muito antes de Percy chegar ao Acampamento Meio-Sangue (via Fandom.com).
No entanto, o programa parece ignorar isso, ou pelo menos contornar isso, fazendo com que o Oráculo projete Gabe para entregar sua mensagem. Isso também acontece em O Ladrão de Raios, embora não esteja totalmente claro por que Gabe é quem Percy vê naquele momento.
É possível que Percy veja Gabe porque ele está pensando em sua mãe e na vida doméstica após sua chegada às instalações dos semideuses. No entanto, o Oráculo pode estar projetando imagens desconfortáveis por outras razões, talvez ressentindo-se dos semideuses constantemente buscando sua ajuda ou enfatizando o que está em jogo no fracasso de Percy em resgatar sua mãe.
Seja qual for o motivo, o Oráculo de Delfos tem algumas palavras assustadoras para Percy, embora elas não signifiquem necessariamente o que ele – ou os espectadores – pensam.
A profecia do oráculo para Percy explicada: o que realmente significa
A profecia de Percy do episódio 3 é intencionalmente envolta em mistério, mas tudo se junta no final de sua busca. Desta forma, Percy Jackson e os Olimpianos configura o resto da série através das previsões do Oráculo.
Como afirma o Oráculo, Percy localizará com sucesso o Relâmpago de Zeus e o devolverá ao deus do Olimpo. Ao fazer isso, ele aprenderá que “o deus que se transformou” é Ares, que quer iniciar uma guerra entre os Três Grandes: Zeus, Poseidon e Hades.
Esta linha pretende ser enganosa, pois inicialmente parece que Hades é o traidor. No entanto, Percy acaba duelando com Ares em O Ladrão de Raios.
Quanto ao amigo que trairá Percy, ele está certo ao dizer que não será Annabeth ou Grover. Sentindo-se decepcionado com o próprio pai, Luke é quem se volta contra Percy e o Acampamento Meio-Sangue. Percy percebe que foi ele quem roubou o Raio-Mestre após o término da missão, e o presente de Luke para Percy tem como objetivo impedi-lo se ele chegar ao submundo.
O Oráculo também alude ao fato de Percy ser incapaz de “salvar o que é mais importante”, embora isso não seja tão sombrio quanto parece. Como Sally Jackson se salva, Percy não consegue fazê-lo. Felizmente, isso significa que Percy Jackson e os Olimpianos ainda podem reunir a dupla.
Confira também: O pacto de Poseidon, Zeus e Hades explicado: Por que eles não podem ter filhos em Percy Jackson?
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.