HomeConteúdo originalHarry Potter: Saiba tudo sobre as Casas de Hogwarts

Harry Potter: Saiba tudo sobre as Casas de Hogwarts

A saga Harry Potter está disponível na HBO Max.

Harry Potter - Hogwarts - Castelo
Divulgação

Atualmente no ano do seu vigésimo aniversário, a saga Harry Potter segue encantando o público com seu universo mágico e fantástico, além de ainda ser explorado nos cinemas com a nova franquia Animais Fantásticos e outras mídias – como o jogo Hogwarts Legacy. E entre novos fãs e veteranos, ainda há muito a ser explorado sobre o mundo criado por J.K. Rowling – inclusive o cenário principal de toda essa história vivida por Harry e seus amigos: Hogwarts!

Sejamos honestos… Quando pensamos nesse universo, é impossível deixar de lembrar do castelo de magia e bruxaria e suas casas. E, mesmo que tenha sido pouco explorado nos filmes, muito da história de Hogwarts e diversas curiosidades estão disponíveis nos livros e site oficial da saga – Wizarding World.

- publicidade -

Pensando nisso, reunimos tudo o que sabemos sobre as Casas de Hogwarts e suas histórias em um só lugar para te manter ainda mais conectado com o mundo bruxo.

A história de Hogwarts

Harry Potter - Castelo de Hogwarts
Divulgação

Em algum momento do século X, quatro dos melhores bruxos e bruxas que viveram fundaram a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus nomes eram: Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slythering.

Como narrado pelo Chapéu Seletor, a razão para os fundadores fazerem isso foi porque eles tinham “o mesmo desejo, de fazer a melhor escola de magia do mundo” e, uma vez que o fizeram, cada um criou sua própria casa para representar uma personalidade e habilidade que eles queriam nutrir: os alunos da Grifinória encarnavam bravura e cavalheirismo; da Corvinal, inteligência e sagacidade; da Lufa Lufa, lealdade e jogo limpo; e da Sonserina, os valores de ser ambicioso e astuto.

A localização de Hogwarts não foi mera coincidência…

O século X foi um tempo perigoso para bruxos e bruxas, que estavam sendo perseguidos por trouxas hostis à mágica. Dessa maneira, Hogwarts foi construída em algum lugar das terras Escocesas e foi escondida com inúmeros encantos e feitiços para tornar impossível uma invasão dos trouxas. Assim, ao invés de ver uma escola enorme, qualquer trouxa que passasse próximo ao castelo veria apenas ruínas e placas alertando-os sobre o perigo.

- publicidade -

A verdade é que Hogwarts tem uma longa história de magia antiga e até mesmo o professor Albus Dumbledore admitiu que não conhece toda sua história. Inclusive, muito do seu design e construção permanece um mistério.

O chapéu seletor

O Chapéu Seletor
Divulgação

Com a escolha de separar os alunos que passarem por Hogwarts em quatro casas, a lenda diz que Godric Gryffindor usou seu chapéu mágico – conhecido como o Chapéu Seletor – para decidir quais crianças devem ir para cada casa. O item mágico foi encantado conjuntamente pelos quatro fundadores para garantir que os alunos fossem classificados em suas casas – selecionadas de acordo com as preferências particulares de cada um em relação aos alunos.

O Chapéu Seletor é um dos objetos mágicos mais inteligentes que a maioria dos bruxos e bruxas já conheceram. Ele contém a inteligência dos quatro fundadores, pode falar e tem a habilidade de Legilimência, o que faz com que ele possa olhar na mente do seu usuário e adivinhar suas capacidades ou humor – podendo até responder aos pensamentos do usuário.

Essa cerimônia para seleção das casas dos alunos, conhecida como Cerimônia de Seleção, acontece anualmente no início de cada ano letivo.

- publicidade -

Os fundadores e suas casas de Hogwarts

Os fundadores - Hogwarts
Divulgação

Godric Gryffindor – Grifinória

“Gryffindor ousado, do pântano selvagem” morava em Godric’s Hollow, o futuro lar de muitos personagens conhecidos – desde Bathilda Bagshot até os próprios Potter.

Muito parecido com sua casa, Grifinória, Godric era conhecido por sua bravura e suas habilidades como um duelista talentoso. Ele tinha uma espada criada para ele por Ragnuk, o Primeiro, o melhor dos ourives goblins. A espada era de “prata reluzente” com “rubis do tamanho de ovos”.

Além de dar a Hogwarts o Chapéu Seletor, Godric sempre será conhecido por suas habilidades em batalha e sua luta contra a discriminação trouxa no mundo mágico. Na verdade, foi uma discussão séria entre ele e Salazar Slytherin – que fez com que o último deixasse Hogwarts. Godric era, certamente, um homem à frente de seu tempo.

“Você pertencer à Grifinória, onde moram os corajosos de coração. Sua ousadia, coragem e cavalheirismo separam os Grifinórios.”

Membros notáveis

Dentre os membros notáveis da Grifinória, estão: Albus Dumbledore, Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley.

Helga Hufflepuff – Lufa Lufa

Helga, “do vale largo”, foi a fundadora da casa que valorizava aqueles que eram “justos e leais”. De acordo com o Chapéu Seletor, ela prometeu “ensinar a todos” – e não julgou certos alunos em detrimento de outros, não importa quanto talento eles tivessem ou de que famílias eles vieram.

Em Hogwarts, Hufflepuff era conhecida por seus talentos em feitiços e usava suas habilidades para preparar comida para criar banquetes esplêndidos que eram apreciados por todos. Seu talento reuniria toda a escola em harmonia.

Helga também foi a fundadora responsável por dar empregos aos elfos domésticos nas cozinhas, dando a eles um lugar para trabalhar onde seriam tratados de forma justa e não abusados. Ela deixou para trás um cálice de ouro, que mais tarde foi utilizado por Lorde Voldemort como uma Horcrux.

“Você pode pertencer à Lufa Lufa, onde eles são justos e leais. Esses lufa lufanos pacientes são verdadeiros, e não tem medo de labuta.”

Membros notáveis

Dentre os membros notáveis da Lufa Lufa, estão: Newt Scamander, Cedric Diggory e Nymphadora Tonks.

Rowena Ravenclaw – Corvinal

Rowena Ravenclaw, “de glen”, foi a bruxa mais brilhante de seu tempo, mas sua história é de tragédia. Conhecida por sua inteligência e amor ao aprendizado, ela usava um diadema que diziam conceder sabedoria ao seu usuário.

No entanto, a história de Rowena veio com uma tragédia: sua própria filha ficou com ciúmes da incrível inteligência de sua mãe. Helena Ravenclaw, então, roubou o diadema de sua mãe e fugiu – fato que Rowena manteve escondido mesmo quando adoeceu.

Desesperada para ver sua filha uma última vez, ela enviou um homem para trazer Helena para casa. Infelizmente, esse homem era o Barão Sangrento, que estava perdidamente apaixonado pela garota, e a esfaqueou quando ela se recusou a voltar para casa. Depois da trágica morte de Helena, a lenda diz que Rowena morreu de coração partido.

“Ou ainda na sábia e velha Corvinal, se você tem uma mente pronta. Onde aqueles de inteligência e aprendizado sempre encontrarão sua espécie.”

Membros notáveis

Dentre os membros notáveis do Corvinal, estão: Luna Lovegood, Gilderoy Lockhart e Filius Flitwick.

Salazar Slytherin – Sonserina

Por muitos anos, tudo estava bem entre os quatro fundadores. No entanto, quando o astuto Salazar Slytherin, “de fen”, sugeriu que apenas aqueles de famílias mágicas mereciam frequentar Hogwarts, seus três amigos se opuseram a ele.

Salazar, então, deixou a escola. Mas antes de fazer isso, ele construiu uma sala secreta dentro do castelo com uma grande estátua de si mesmo e, dentro dela, ele deixou um monstro que só ele poderia controlar. A sala seria conhecida como A Câmara Secreta.

Como visto nas aventuras de Harry, a sala permaneceria em segredo até que o verdadeiro herdeiro de Salazar Slytherin chegasse a Hogwarts, pronto para terminar seu trabalho: utilizar o Basilisco, uma grande cobra escondida no castelo, para eliminar os bruxos nascidos trouxas que frequentassem a escola.

O fundador da casa da Sonserina também deixou para trás um medalhão de ouro, que se tornaria uma herança de família e, mais tarde, também foi utilizada como uma Horcrux por Lorde Voldemort.

Apesar de suas falhas, Salazar era um bruxo talentoso, habilidoso em Legilimência e Ofidioglota.

“Ou talvez na Sonserina. Você vai fazer seus amigos de verdade. Essas pessoas astutas usam qualquer meio para alcançar seus fins.”

Membros notáveis

Dentre os membros notáveis da Sonserina, estão: Severus Snape, Draco Malfoy e Lorde Voldemort.

Os fantasmas das Casas

Os Fantasmas de Hogwarts
Divulgação

Nick Quase-Sem-Cabeça

Um nobre do século XV que foi para Hogwarts, Nick Quase-Sem-Cabeça é o fantasma da Grifinória. Seu nome verdadeiro era Sir Nicholas de Mimsy-Porpington e ele era um bruxo da corte real de Henrique VII, que se apaixonou por Lady Grieve.

Depois de tentar consertar magicamente seus dentes tortos, o feitiço saiu pela culatra, e Lady Grieve acabou por receber presas no lugar de seus dentes. E assim, Nick foi condenado à morte por suas ações.

Ele escreveu uma balada sobre sua própria morte, intitulada “The Ballad of Nearly Headless Nick”.

A Dama Cinzenta

Filha taciturna da fundadora da casa de Ravenclaw, a Dama Cinzenta é, na verdade, Helena Ravenclaw. Ela é o fantasma da Corvinal.

Sua morte aconteceu após ela roubar o diadema de sua mãe e fugir. Rowena, adoecida e prestes a morrer, enviou o Barão Sangrento para recuperá-la e trazê-la para casa. No entanto, isso nunca ocorreu. Tomado por ciúmes pela liberdade de Helena, o Barão acabou esfaqueando-a quando ela se recusou a voltar com ele.

A “floresta na Albânia”, onde Helena se esconderia, também era frequentada por Lorde Voldemort. Eventualmente, o diadema foi utilizado pelo mago das trevas como uma horcrux.

Frei Gorducho

Um sujeito alegre que parecia um monge, o Frei Gorducho é o fantasma da Lufa Lufa.

Seus métodos mágicos despertaram suspeitas e ele acabou por ser executado depois que os clérigos seniores suspeitaram da sua capacidade de curar a varíola e sua propensão a tirar coelhos do copo da Comunhão.

Ele sempre ressentiu o fato de nunca ter se tornado cardeal.

O Barão Sangrento

Um tipo de sujeito com temperamento quente e responsável pela morte de Helena Ravenclaw, o Barão Sangrento era conhecido somente como “O Barão”. Foi apenas no momento de sua morte que a parte “sangrenta” do seu nome foi adicionada, e por uma boa razão.

Após matar Helena, sua morte aconteceu por arrependimento. Ele usou uma arma para tirar sua própria vida e, como fantasma, ele cometeu um “ato de penitência” a si mesmo, adicionando correntes ao redor de seu corpo fantasmagórico como punição por seus atos.

Bônus: Pirraça, o Poltergeist

Na verdade, o Pirraça não era um fantasma de nenhuma casa. Malfeitor com uma propensão para “distúrbios cinéticos”, ele ronda pelos corredores de Hogwarts e reflete sua natureza: uma mistura perfeita de humor e malícia.

Muitas tentativas de removê-lo de Hogwarts ocorreram, mas nenhuma delas foi um sucesso. Ele foi nomeado por ser o zelador mais irritante de todos em Hogwarts e, apesar de não se impressionar com títulos e distintivos, ele geralmente é receptivo às restrições dos professores – concordando em ficar fora de suas salas de aula enquanto ensinam. Ele também é conhecido por mostrar uma afinidade por alunos raros e tem medo do fantasma da Sonserina, o Barão Sangrento.

Sobre a saga Harry Potter

Escrito por J.K. Rowling, a saga conta com 7 livros que acompanham um jovem garoto que leva o mesmo nome e que, aos 11 anos, descobre que é um bruxo ao ser convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao longo da sua história, as tramas das obras acompanham HarryRon e Hermione em seus anos letivos e, em confronto final, sua batalha épica contra o temido vilão e bruxo das trevas: Lorde Voldemort.

O primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi publicado em 1997 e se tornou um sucesso imediato entre o público e a crítica. Os sete títulos que compõem as aventuras do menino bruxo e seus amigos foram traduzidos em mais de 80 línguas, conquistou vários prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias mundialmente, se tornando a saga literária mais vendida na história.

Confira também: Animais Fantásticos: Saiba tudo sobre os bruxos brasileiros no universo Harry Potter

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Conteúdo relacionado
Amanda Vizagre
Amanda Vizagre
Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.
Últimos Textos
- Advertisement -