O episódio 5 de Ahsoka chegou na última terça-feira (12) fazendo uma ótima referência ao Cavaleiro Jedi Kanan Jarrus, pais de Jacen Syndulla e uma figura chave na linha do tempo de Star Wars.
Caso você não se lembra de Jarrus, ele apareceu pela primeira vez em Star Wars Rebels e suas ações moldaram o destino da Aliança Rebelde e de vários outros personagens visto em Ahsoka até o momento. Infelizmente, Jacen nunca conheceu o seu pai, mas existe muitas chances dele seguir os passos de Kanan, já que a série confirmou as habilidade emergentes da Força em Jacen.
Além disso, o papel de Kanan em Rebels sugere o que pode acontecer no futuro de Jacen (um potencial Cavaleiro Jedi). Isso sem mencionar que ele já mostrou seu desejo em se tornar um Jedi em Ahsoka. De qualquer modo, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre Kanan Jarrus.
Kanan Jarrus foi um sobrevivente da Ordem 66 e herói rebelde
Kanan nasceu em Caleb Dume e foi treinado pelo Mestre Jedi Depa Billaba durante a Guerra dos Clones. Quando Palpatine se tornou imperador ele emitiu a Ordem 66 e os clones se voltaram contra Billaba. Assim, ela pediu para Kanan como suas últimas palavras. Após sobreviver ao “Expurgo Jedi”, Caleb evitou o Império, mudando o seu nome para Kanan Jarrus.
Por muitos anos, ele acabou escondendo as suas habilidade ao mesmo tempo que trabalhava em diferentes empregos. No entanto, um deles o levou ao seu primeiro encontro com Hera. Mais tarde, Kanan e Hera recrutaram outros rebeldes para a tripulação da Ghost enquanto lutavam contra o Império.
Enquanto eles roubavam comida e armas dos imperiais em Lothal, Kanan e sua tripulação acabaram conhecendo Ezra Bridger, um jovem órfão que tentou roubar as caixas deles. Kanan, obviamente, percebeu que Ezra possuía a Força e se ofereceu para lhe ensinar os caminhos dos Jedi. Isso foi um verdadeiro desafio, afinal, ele nunca terminou os seus próprios treinamentos.
Contudo, mesmo assim, os dois formaram um vínculo inquebrável como Mestre e Aprendiz. Futuramente, Kanan ficou cego em uma missão em Malachor, mas nada disso impediu que Kanan, Ezra e a tripulação da Ghost sempre lutasse contra o Império.
Kanan lutou ao lado de Sabine contra o Império em Lothal
Curiosamente, Hera e Kanan recrutaram a Mandaloriana Sabine Wren após ela deixar o seu planeta natal, lutando ao lado dela em Lothal. Apesar disso, demorou muitos anos para que Sabine confiasse totalmente neles, já que sua família de sangue, o Clã Wren, tinha ficado ao lado do Império.
Quando Sabine encontrou o Sabre Negro em Dathomir, Kanan e Hera perceberam que ela poderia liderar um exército de Mandalorianos contra o Império. Dessa forma, Sabine concordou, mesmo relutantemente, e passou várias semanas treinando com Kanan. Essa, inclusive, foi uma experiência que definitivamente aproximou os dois.
Para se conectar totalmente com o Sabre Negro, Kanan a pressionou a aceitar o seu passado. Assim, em um duelo catártico, Sabine finalmente se abriu, permitindo que Kanan a ajudasse a processar a culpa e a dor causadas por sua família e Império. Após isso, Sabine fez as pazes com sua família e liderou os Mandalorianos em uma rebelião contra o Império.
No fim das contas, Sabine passou o Sabre Negro para Bo-Katan Kryze, a legítima governante de Mandalore, e iniciou seu caminho para se tornar uma Jedi.
O relacionamento de Kanan e Hera Syndulla
Kanan e Hera dificilmente falavam sobre os seus sentimentos, mas eles formaram um vínculo bem profundo e mais tarde se aproximaram. Ele eram os pais honorários da tripulação da Ghost, brincando como um casal e referiam-se aos outros como “as crianças”. Além disso, eles confiaram um ao outro segredos que raramente compartilhavam com mais alguém.
Mesmo com Kanan relutante em travar outra guerra, Hera estava comprometida com a Aliança Rebelde. Desse modo, os Jedi eventualmente concordaram em permanecer como parte da causa. Por fim, Hera engravidou de Jacen pouco antes da Batalha de Lothal, mas, infelizmente, Kanan nunca conheceu seu filho.
Kanan morre pouco antes da libertação de Lothal
Kanan se sacrificou enquanto resgatava Hera da custódia imperial, usando a Força para conter uma explosão de combustível por tempo suficiente para que os seus amigos escapassem. Suas ações também forçaram o Império a destruir sua refinaria, sabotando o projeto de defesa do Grande Almirante Thrawn em Lothal.
É claro que Ezra ficou tentado a alterar a morte de Kanan no Mundo entre Mundos, mas Ahsoka o convenceu de que isso desonraria o sacrifício e o equilíbrio de danos de Kanan. Felizmente, Ezra percebeu que esta era a última lição de altruísmo de Kanan, e os dois se despediram silenciosamente por meio da Força.
Kanan morreu como um verdadeiro Jedi, protegendo outros e ajudando a garantir a vitória final sobre o Império. É bem compreensível que Hera seja tão super protetora com Jacen, tendo perdido o amor de sua vida para o Império. Além disso, Jacen pode ter o mesmo destino de seu pai caso se torne um Jedi, especialmente se for um dos alunos de Luke Skywalker.
Entretanto, podemos argumentar que Kanan Jarrus é um dos melhores Jedi do cânone de Star War, então faz sentido que Jacen queira seguir os passos de seu pai em Ahsoka.
Ahsoka esttá tendo novos episódios lançados toda terça-feira, às 22h (de Brasília), no Disney+.
Confira também: A atriz que interpretou a versão jovem de Ahsoka no episódio 5
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.