Confirmada inicialmente em 2018 pela Netflix, a nova franquia de As Crônicas de Nárnia segue ganhando novidades sobre os novos projetos que estão sendo desenvolvidas pela plataforma streaming. E assim, com a cineasta Greta Gerwin confirmada como a diretora de pelo menos dois filmes, é normal que os fãs comecem a especular sobre qual livro de C.S. Lewis será o primeiro adaptado pela diretora.
Lançados fora de ordem cronológica, alguns dos sete livros que compõem a saga literária de Lewis já viram diversas adaptações sendo feitas sobre as suas histórias – cada uma com atores diferentes que embarcaram nas aventuras de Nárnia em épocas diferentes.
Desde uma série de TV da BBC lançada em 1988, até a mais recente trilogia feita pela Disney em 2005, muitos podem assumir que a Netflix vai adotar o mesmo caminho dos seus predecessores e iniciar seu reboot com “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa“. No entanto, existe um outro livro que pode indicar um caminho melhor para dar início a essa nova versão da franquia: “O Sobrinho do Mago“.
A história de “As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago”
Considerado o primeiro livro da série literária de C.S. Lewis, “O Sobrinho do Mago” foi publicado somente em 1955 (5 anos após o lançamento de “O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa”).
Funcionando como uma espécie de prelúdio para os conhecidos acontecimentos vividos por Pedro, Lúcia, Suzana e Edmundo, a história do sexto livro publicado pelo autor é focado na criação de Nárnia:
“Em O Sobrinho e o Mago, o menino Gregório e sua vizinha Polly vão parar num bosque mágico que dá acesso a diversos mundos. Isso acontece antes de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia nascerem, antes mesmo de a própria Nárnia existir!
Os dois mal tem tempo de aproveitar a descoberta, pois no encalço deles há uma rainha malvada, um mago medíocre e um cocheiro muito assustado. Ainda bem que no meio da confusão há também um misterioso leão, poderoso o suficiente para colocar tudo em ordem – e dar vida a um novo mundo.”
Porque o livro “O Sobrinho do Mago” é a melhor escolha para começar a nova franquia da Netflix
Seja pelo fato de introduzir personagens totalmente novos ou ter a oportunidade de mostrar Nárnia como nunca antes visto pelos fãs da saga literária, “O Sobrinho do Mago” representa um novo começo para a Netflix de diversas maneiras – até mesmo a mais óbvia, já que o livro é considerado a primeira história da ordem cronológica de leitura.
Além de poder ser encarado pelos fãs e espectadores como uma nova e incomparável versão adaptada dos livros de C.S. Lewis, a escolha de “O Sobrinho do Mago” também garante que a plataforma streaming poderá trabalhar em diversos projetos no futuro – sejam eles as continuações diretas da franquia ou até mesmo derivados que podem explorar ainda mais do mundo mágico criado pelo autor.
Dessa maneira, a Netflix não estaria somente evitando comparações com projetos anteriores (especialmente a versão da Disney), como também teria a liberdade criativa de criar uma Nárnia e seus habitantes de uma maneira totalmente nova – diferente do que já foi visto nas adaptações já existentes.
Por fim, essa escolha também pode instigar a curiosidade de novos espectadores que estariam embarcando em uma jornada nesse novo mundo – assim como Gregógio e Polly -, os convidando a conhecer mais sobre esse novo lugar que estão prestes a descobrir.
Confira também: As Crônicas de Nárnia: Todos os livros e sua ordem cronológica
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.