Anunciada oficialmente por J.K. Rowling em 2016 em um artigo oficial no site Pottermore, a existência de uma Escola de Magia e Bruxaria no Brasil foi revelada ao público ainda sem muitas intenções e parecia ser somente mais uma extensão do mundo bruxo que estava sendo compartilhado ao mesmo tempo que a autora estava trabalhando com o primeiro Animais Fantásticos.
Alguns anos depois, em 2018 o mundo bruxo brasileiro voltou a ganhar destaque quando conversas sobre as gravações do mais recente filme da franquia Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore aconteceriam no Rio de Janeiro. Hoje sabemos que, por conta de adiamentos, logistica e a pandemia, o longa acabou por ser filmado na Europa mesmo mas isso não deixou de trazer o Brasil para uma posição importante novamente…
Foi com a introdução da nossa própria Ministra da Magia: Vicência Santos, interpretada pela ilustre Maria Fernanda Cândido, que os brasileiros começaram a ganhar novas informações sobre o universo bruxo que se passa por aqui e, com uma trama mais política, os fãs também acabaram por conhecer um pouco sobre o Ministério de Magia dos Estados Unidos do Brasil.
E com tantas informações interessantes por aí, reunimos tudo o que sabemos sobre os bruxos brasileiros no universo Harry Potter em um só lugar: desde a nossa escola, quadribol, bruxos famosos, menções breves que ocorreram na época dos filmes estrelados pelo trio de ouro até novidades vistas em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore.
E assim, sem mais delongas…
Saiba tudo sobre os bruxos brasileiros no universo de Harry Potter
Castelobruxo
Nomeada Castelobruxo, a escola de magia e bruxaria do Brasil é tão antiga quanto Hogwarts e recebe alunos de toda a América do Sul. O local pode ser encontrado dentro da floresta amazônica e é escondido dos olhares dos trouxas através de um feitiço poderoso – cuja visão criada mostra o castelo como uma ruína sem interesse.
Nas próprias palavras de J.K. Rowling, o castelo é descrito como um imponente edifício quadrado de pedra dourada, que muitas vezes é comparado a um templo. Tanto a construção quanto o terreno ao seu redor são protegidos por Caiporas – entidades da mitologia tupi-guarani e famosas figuras do folclore brasileiro que, de acordo com a lenda, são consideradas protetoras dos animais e guardiãs das florestas.
Inseridas no mundo bruxo, as Caiporas são descritas como pequenos e peludos seres espirituais que são extraordinariamente travessos e traiçoeiros. Elas surgem na calada da noite para vigiar os alunos e as criaturas que vivem na floresta.
Os alunos do Castelobruxo usam vestes verdes brilhantes e são especialmente avançados em Herbologia e Magizoologia. Além disso, a escola oferece programas de intercâmbio muito populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e fauna mágicas da América do Sul.
Bruxos brasileiros famosos
Segundo o que J.K. Rowling escreveu, o Castelobruxo produziu vários ex-alunos famosos, incluindo dois de grande destaque: Libatius Borage, autor do livro obrigatório para os alunos do sexto ano em Hogwarts: “Estudos Avançados no Preparo de Poções”; e João Coelho, capitão do time de Quadribol de renome mundial “Tarapoto Tree-Skimmers”.
Mais recentemente, com a criação de novos personagens para a franquia Animais Fantásticos, sabemos que Vicência Santos também é uma bruxa brasileira famosa e de grande importância para o novo universo que está sendo explorado nos cinemas.
Quadribol
E se no mundo real temos a Seleção Brasileira de Futebol, no mundo bruxo não poderíamos deixar de ter uma Seleção Brasileira de Quadribol!
De acordo com informações oficiais divulgadas no Pottermore, o Brasil venceu a Copa Mundial de Quadribol cinco vezes e tem os Curupiras como seus mascotes oficiais.
Em 2014, o técnico José Barboza revigorou o time nacional e trouxe jogadores mais novos de todos os cantos do país – cujas idades médias eram de apenas 22 anos. A Copa deste ano em particular foi disputada na Patagônia e a final foi disputada entre Brasil e Bulgária – com a última sendo vencedora quando Viktor Krum, o apanhador da seleção da Bulgária, capturou o Pomo de Ouro.
Breves menções no universo Harry Potter
Vale destacar que o Castelobruxo ou até mesmo o mundo mágico brasileiro e suas criaturas já foram mencionadas anteriormente durante a saga original de Harry Potter.
No livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, o jovem menino Harry se comunicou com uma cobra brasileira mantida em cativeiro no zoológico que ele, os tios e o primo vão visitar no aniversário de Dudley.
Já no o terceiro título da franquia original que foi exibido nos cinemas, Prisioneiro de Azkaban, Ron Weasley faz uma breve menção de que seu irmão Gui Weasley havia recebido uma correspondência de uma amiga que estudava na escola brasileira – onde ela pediu que o garoto mais velho fizesse um intercâmbio.
Já que sua família não tinha como pagar a viagem, Gui teve que recusar o convite e a menina, desapontada, acabou por enviar um chapéu amaldiçoado em resposta que fez com que os ouvidos dele murchassem.
Ministério de Magia dos Estados Unidos do Brasil
O Ministério da Magia dos Estados Unidos do Brasil foi fundado em 1697. Ainda sem muitas informações divulgadas, também é de conhecimento que, em 1930, o Ministério Brasileiro era localizado no Rio de Janeiro, no Parque Lage.
Como visto em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, a Ministra de Magia Brasileira, Vicência Santos, foi candidata a Chefe Suprema da Confederação Internacional dos Bruxos em 1932. Além disso, em 1993, o Ministério teve o orgulho de sediar a Convenção Internacional de Bruxo, fato que ganhou destaque nas manchetes do Profeta Diário.
Vicência Santos
Criada exclusivamente pela J.K. Rowling para as novas explorações do mundo bruxo nos cinemas, a Ministra Vicência Santos, interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido, é uma bruxa brasileira que, no início da década de 1930, foi a Ministra da Magia do Brasil.
Como visto no terceiro filme da franquia Animais Fantásticos, ela foi uma das candidatas ao cargo de Chefe Suprema da Confederação Internacional dos Bruxos nas eleições de 1932, que ocorreram no Butão. Durante esse período, ela concorreu ao cargo mais alto da Confederação ao lado de Lio Tao e Gellert Grindewald.
Ao longo de sua campanha para o cargo, o público tomou conhecimento de que ela esteve presente em eventos diplomáticos organizados pelo Ministério da Magia alemão e organizados por Anton Vogel, Ministro da Magia da Alemanha. Além disso, durante os acontecimentos de Os Segredos de Dumbledore, a personagem também demonstrou sua postura amigável e respeitosa com os trouxas.
Sobre o filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
“O professor Alvo Dumbledore sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald está se movendo para assumir o controle do mundo mágico”, diz a sinopse oficial.
“Incapaz de detê-lo sozinho, ele confia ao magizoologista Newt Scamander para liderar uma equipe intrépida de bruxos, bruxas e um bravo padeiro trouxa em uma missão perigosa, onde eles encontram animais novos e antigos e entram em confronto com a legião crescente de seguidores de Grindelwald. Mas com as apostas tão altas, por quanto tempo Dumbledore pode permanecer à margem desses acontecimentos?”
O elenco do filme contará com o retorno de Eddie Redmayne como Newt Scamander, Katherine Waterson como Tina Goldstein, Dan Fogler como Jacob Kawalski, Alison Sudol como Queenie Goldstein, Ezra Miller como Credence, Jude Law como Alvo Dumbledore, Jessica Williams como Professora Lally, e Callum Turner como Theseus.
É válido lembrar ainda que o ator Mads Mikkelsen será o intérprete de Grindelwald neste novo Animais Fantásticos, assumindo assim o papel que anteriormente era de Johnny Depp.
Outros nomes confirmados no filme são Oliver Masucci como Anton Vogel, Dave Wong como Liu Tao, Maria Fernanda Cândido como Vicência Santos, Poppy Corby-Tuech como Vinda, Aleksandr Kuznetsov como Helmut, Victoria Yeates como Bunty, William Nadylam como Yusuf Kama, e Richard Coyle como Aberforth Dumbledore.
David Yates assume novamente a direção do filme, que por sua vez tem o seu roteiro assinado por J.K. Rowling e Steve Kloves. A produção fica por conta de David Heyman, Kloves, Rowling, Lionel Wigram, e Tim Lewis.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore já está disponível na HBO Max.
Confira também: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore | Crítica
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.