Anos após ter o seu desenvolvimento oficialmente anunciado, a série A Roda do Tempo foi lançada recentemente pelo Amazon Prime Video. E com sua trama evoluindo, aos poucos vão também surgindo questionamentos sobre a organização conhecida como Aes Sedai.
Quem são as Aes Sedai em A Roda do Tempo?
As Aes Sedai, da qual Moiraine (Rosamund Pike) faz parte são uma organização feminina de mulheres treinadas no uso do Poder Único. Elas estão sediadas em um local chamado Torre Branca, que fica na cidade de Tar Valon. No episódio 4 de A Roda do Tempo conhecemos um pouco mais sobre o grupo, sendo até mesmo abordado as suas divisões e como elas funcionam.
Cada mulher do grupo pertence a um Ajah específico, que por sua vez trata-se de um grupo que se distingue por sua cor. Depois de passar pelo treinamento na Torre Branca, as mulheres podem escolher a qual Ajah desejam ingressar. Essa decisão é baseada em suas especialidades com o Poder Único, seus pontos de vista pessoais e objetivos.
As cores dos Ajah da Aes Sedai e suas funções
Ajah cinza
Este é o grupo da Aes Sedai responsável por lidar com questões políticas. Como especialistas em diplomacia, eles são os únicos encarregados de intermediar tratados e agir como embaixadores em outras nações e partidos. As Ajah Cinza podem não ser as melhores guerreiras, mas são fundamentais para acabar com os conflitos.
Ajah Azul
O grupo do qual Moiraine (Rosamund Pike) dentro da Aes Sedai é conhecido por assumir causas, além de ter um comportamento moralmente correto. Como pessoas que têm um forte interesse em justiça e fazer a coisa certa, normalmente são as Aes Sedai de Ajah Azul que se voluntariam para missões perigosas. Muitas vezes, como retratado na série, com o objetivo e esforço de salvar o mundo.
Ajah Vermelho
Ao contrário da maioria dos outros Ajahs, as Aes Sedai Vermelhas como Liandrin (Kate Fleetwood) não têm nenhum Guardião, o que pode ser explicado por sua característica definidora – sua antipatia pelos homens.
Já que o Dragão original – um homem chamado Lews Therin – causou a Quebra do Mundo, seu objetivo principal em A Roda do Tempo é erradicar canalizadores do sexo masculino, que elas veem como a maior ameaça da humanidade.
É o Ajah Vermelho que lidera as buscas por Falsos Dragões como Logain (Álvaro Morte) e outros homens que podem canalizar a magia. Quando os encontram, elas os trazem de volta à Torre Branca para serem acalmados. Devido à sua forte oposição aos canalizadores masculinos e medos sobre a profecia do Dragão Renascido, as Irmãs Vermelhas tendem a ter papéis antagônicos nos livros de A Roda do Tempo.
Ajah Verde
O Ajah Verde é referido nos livros e na série A Roda do Tempo como o Ajah da Batalha. Como este título indica, o Ajah Verde luta na linha de frente nas guerras e são as maiores armas da Torre Branca sempre que se encontram em conflitos militares.
Conforme explicado por Alanna Mosvani (Priyanka Bose) no episódio 4 de A Roda do Tempo, seu objetivo final é proteger a humanidade e participar da luta contra o Escuro na Última Batalha. Por se concentrarem tanto na luta, os Ajah Verde seguem regras diferentes quando se trata de unir os Guardiões. A Moiraine, por exemplo, está ligada apenas a Lan, mas uma Aes Sedai do Ajah Verde pode ter quantos guardiões quiser. É por isso que Alanna tem dois viajando ao lado dela na série.
Ajah Amarelo
A desconhecida Aes Sedai que foi queimada até a morte pelos Filhos da Luz no episódio 2 da Roda do Tempo era um membro do Ajah Amarelo. O programa ainda não teve um personagem importante, mas os livros mostram quem eles são e o que os faz se destacar.
As Irmãs Amarelas se especializam no Talento de Cura e usam o Poder Único para curar doenças. Na Torre Branca, eles têm uma reputação de arrogância e frequentemente estão em conflito com o Ajah Azul.
Ajah Marrom
O Ajah Marrom é dedicado a um propósito que os torna pólos opostos do Ajah Azul. Enquanto as Irmãs Azuis lutam por causas justas, as Irmãs Marrons são acadêmicas que pouco se importam em se envolver com o mundo exterior e, em vez disso, passam a maior parte do tempo expandindo seus conhecimentos.
Seus estudos beneficiam muito a Torre Branca e as Aes Sedai em geral, já que normalmente são elas que fazem descobertas significativas sobre os vários Talentos do Poder Único. Uma Irmã Marrom – Verin Mathwin – é tida como uma personagem chave de A Roda do Tempo, mas ainda não foi introduzida na série
Ajah Branco
Semelhante ao Ajah Marrom, Aes Sedai do Ajha Branco não estão interessadas nos assuntos do mundo. No entanto, elas também não têm muita utilidade para o conhecimento, que é o que os distingue das Irmãs Marrons.
Em vez disso, eles se preocupam com a lógica, a filosofia e a busca da verdade. Essas qualidades permitem que pareçam imparciais e emocionalmente desapegadas. Dito isso, há muitos conflitos entre elas e o Ajah Vermelho, que tradicionalmente estiveram em lados opostos na maioria das questões por séculos no mundo de A Roda do Tempo.
Ajah Preto
Extra-oficialmente, há uma oitava cor de Aes Sedai. Chamando a si mesmos de Ajah Preto, esse grupo desonesto de Aes Sedai são Amigos das Trevas. Cada membro está formalmente ligado a um dos sete Ajahs da Torre Branca, mas deu as costas para seus deveres em algum momento de suas vidas para servir ao Escuro.
No entanto, eles continuam usando as cores dos outros Ajahs para esconder suas verdadeiras lealdades. Essa tática permite que eles atuem como espiões dos vilões. Manter seu sigilo e trabalhar silenciosamente contra as outras facções na Torre Branca são suas maiores prioridades em A Roda do Tempo.
Confira também: A Roda do Tempo: Saiba tudo sobre a nova série do Amazon Prime
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.