Aviso! Esse artigo contém spoilers de True Detective, 4ª temporada!
Com seu primeiro episódio lançado neste domingo (14/01), a 4ª temporada de True Detective, intitulada “Terra Noturna“, já mostrou aos espectadores diversos aspectos da trama e seus personagens, além do mistério que cerca o desaparecimento dos pesquisadores da Estação de Pesquisa de TSALAL.
Dessa maneira, até mesmo as escolhas criativas e detalhes mais inesperados apresentados até aqui podem indicar aspectos narrativos e respostas para tantas perguntas que permanecem sem resposta. Uma dessas escolhas é justamente a música de abertura da série: “Bury A Friend“, de Billie Eilish.
Como a música de abertura pode estar ligada a trama de True Detective: Terra Noturna?
Observando a letra da música de Billie Eilish atentamente, é possível perceber algumas similaridades entre o tema da música e o tema da nova temporada da série True Detective.
A primeira similaridade vem exatamente de uma informação dada por Eilish em uma entrevista sobre o conceito por trás de “Bury a Friend“: durante a ocasião, a mesma revelou que a música se desenrola a partir da perspectiva de “um monstro debaixo da minha cama”
Relacionando esse conceito à trama de “True Detective: Terra Noturna“, podemos destacar como a série mostra como os humanos são seus piores inimigos (ou os monstros que estão embaixo de sua cama), mas também são responsáveis por ferir aqueles ao seu redor (se tornando os monstros que estão embaixo da sua cama).
Outra similaridade está em uma das frases da música: “Grampeie sua língua”, que pode ser considerada uma referência à língua da personagem Annie Masu Kowtok, que foi cortada quando ela foi assassinada.
Outra frase da música: “O que você quer?”, pode ser colocada em paralelo a uma fala de Rose Aguinau quando a personagem vê a aparição do fantasma de Travis.
Considerado o refrão de “Bury a Friend“, a frase “Quando todos nós dormimos, para onde vamos?” também faz uma alusão à natureza da realidade e a percepção humana que é explorada como um tema constante de True Detective – além de elementos sobrenaturais e metafísicos que já foram apresentados logo no primeiro episódio da nova temporada.
Por fim, o título da música de Eilish – “Enterre um Amigo” – também pode ser interpretado como a morte de uma versão própria após a morte de alguém próximo. Isso pode ser relacionado ao misterioso acidente de carro que foi mostrado em um flashback envolvendo Liz Danvers e também a culpa e luto de Evangeline Navarro em relação à morte de Annie – que, aparentemente, lembra ela da morte de sua mãe.
Confira também: O que aconteceu com Annie em True Detective: Terra Noturna? Entenda agora!
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.