Considerada uma adaptação amada pelos fãs, a franquia Jogos Vorazes voltou aos cinemas recentemente com o lançamento do prelúdio “A Cantiga dos Pássaros e a Serpente” – cujos acontecimentos se passam 64 anos antes do tempo de Katniss Everdeen.
Apesar de explorar uma trama centrada na vida de Coriolanus Snow, aos 18 anos, antes dele se tornar o tirânico presidente de Panem, “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e a Serpente” consegue se conectar com a trilogia original de maneira única, adicionando mais camadas às histórias já lançadas e estreladas por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson e, consequentemente, fazendo de Snow um personagem ainda mais complexo.
E assim, listamos alguns momentos que ganharam um novo significado após o prelúdio. Essa lista é baseada em um artigo do site Screen Rant.
10 momentos de Jogos Vorazes que ganharam um novo significado após o prelúdio
10 | Katniss se curvando diante dos patrocinadores
Durante a apresentação das suas habilidades para os patrocinadores da 74º edição dos Jogos Vorazes, Katniss chama a atenção dos presentes ao atirar uma flecha na maçã que está em uma bandeja de comida perto deles. Depois disso, ela se curva diante deles como uma forma de desafio: “Obrigada pela sua consideração”.
Os fãs puderam ver um ato similar reproduzido por Lucy Gray, que se curva diante do Distrito 12, ato claramente visível às câmeras, quando seu nome é chamado durante a cerimônia de colheita do 10º torneio.
Essa representaria, então, a segunda vez que um tributo agiu com desdenho em relação ao evento.
9 | A cerimônia de abertura dos Jogos Vorazes
Se passando em uma época onde os jogos não eram tão interessantes e chamativos ao público, “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente” dá um novo significado ao espetáculo visto nas edições do torneio vividas por Katniss e Peeta Melark.
Quando a dupla da franquia principal participa dos Jogos Vorazes, eles desfilam pelo Capitólio em trajes ostentosos, provando o quanto os torneiros evoluíram e se tornaram espetáculos acompanhados pelo público geral de Panem.
A discrepância entre as edições é palpável, no entanto, parece que as edições mais recentes perderam um pouco do fator brutal visto no prelúdio.
8 | A cobertura dos Jogos Vorazes feita por Caesar Flickerman
Com uma cobertura quase inexistente, a 10ª edição dos Jogos Vorazes conta com Lucretius Flickerman como seu apresentador. Na época, isso era uma novidade no torneio.
Dessa maneira, olhando para a franquia original – que conta com Caesar Flickerman como apresentador de uma cobertura extensa sobre os jogos e seus tributos -, fica ainda mais claro que o torneio passou por uma reforma de estrutura planejada para chegar ao nível que estava quando Katniss se voluntariou como tributo.
Outro ponto aqui é a clara ligação entre os apresentadores, cujo sobrenome é o mesmo e pode indicar que a função já vem passando entre as gerações da família Flickerman.
7 | A reunião do Presidente Snow e Katniss
Acontecendo no filme “Jogos Vorazes: Em Chamas“, o Presidente Snow decide visitar o Distrito 12 para ameaçar a protagonista após as consequências do 74º Jogo.
Além de indicar o retorno de Snow para um lugar onde ele já esteve antes – durante seu treinamento como soldado e relacionamento secreto com Lucy Gray -, esse momento também demonstra o reflexo dos sentimentos do próprio tirano em relação à garota que uma vez ele pensou amar.
Na ocasião, o mesmo perguntou à Katniss se Peeta percebeu sua indiferença em relação a ele – declaração essa que pode ter uma ligação direta aos sentimentos da ganhadora da 10ª edição em relação ao então jovem Snow.
Também é possível assumir que Snow veja muito de Lucy Gray em Katniss e, por esse motivo, tem uma abordagem mais cruel com a garota desde o início.
6 | O vestido do tordo
Outro símbolo que ganhou um novo significado é o tordo utilizado como a cara da revolução.
Durante “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente” é revelado que Coriolanus Snow tem uma ligação muito mais profunda com os pássaros do que visto antes – já que eles foram utilizados por Lucy Gray no momento em que a garota decidiu deixá-lo para trás, fugindo.
Esse fato dá uma camada a mais ao simbolismo criado ao redor do tordo e consolida as motivações e dá mais um significado à reposta do Presidente Snow à confrontação visual de Katniss ao assumir o símbolo, queimando seu vestido de noiva – que representava a manipulação de Snow e suas vontades.
5 | Os tordos atacando Katniss na arena
Utilizados por Coriolanus para reportar a traição de Sejanus à Capital em “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente”, a escolha de colocar tordos que fazem a reprodução de sons e conversas gravadas mostra a crueldade do Presidente Snow e seu real envolvimento no 75º torneio dos Jogos Vorazes – já que o prelúdio mostra exatamente de onde ele tirou a ideia de usars os pássaros como armas.
4 | A música “Hanging Tree”, cantada por Katniss
Aparecendo pela primeira vez em “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1“, a canção “Hanging Tree” se torna o hino da revolução que se forma em Panem.
“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente” revela a história por trás dessa música, mostrando aos fãs que a autora por trás da letra é Lucy Gray. Isso consolida uma conexão convincente entre os filmes, além de apresentar uma conexão entre Katniss e Lucy Gray – assim como todos os nascidos e criados no Distrito 12.
Existem até rumores de que as duas protagonistas sejam parentes distantes, mas nada foi confirmado oficialmente.
3 | A transmissão de Finnick sobre o Presidente Snow
Em “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1“, Finnick é protagonista central de uma transmissão que tem como objetivo distrair a Capital enquanto Gale e outros soldados resgatam os tributos capturados no final de “Em Chamas“.
Durante a ocasião, ele fala sobre o Presidente Snow e seus segredos – como o fato de que veneno é a arma principal do tirano. Essa revelação ganha um novo significado após “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente” mostrar o jovem Snow dando veneno a Lucy Gray como uma arma para eliminar os outros tributos.
2 | “São as coisas que mais amamos que nos destroem”
Em uma tentativa de distração durante a missão de resgate dos tributos capturados por Snow em “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1“, Katniss contata o Presidente para tentar uma barganha. No entanto, firme em sua punição, ele diz à garota: “São as coisas que mais amamos que nos destroem”.
Essa frase ganhou uma nova camada, já que foi influenciada diretamente pela experiência negativa dele com seu “primeiro amor”, Lucy Gray – fazendo com que ele considere o amor como uma fraqueza.
1 | Tigris Snow ajuda Katniss
Por fim, também existe um momento de “Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2” que ganhou um significado totalmente novo. Durante a cena em questão, Katniss e os rebeldes estão atravessando a Capital e, perseguidos pelo inimigo, uma mulher dona de uma loja ajuda o grupo a se esconder.
Ela é, ninguém mais, ninguém menos do que Tigris Snow, prima do Presidente Snow. Apesar de serem retratados como parentes próximos em “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e da Serpente”, os acontecimentos no último filme da franquia principal mostram o quanto seu relacionamento foi afetado e como ela já não encontra motivos para ficar ao lado de Snow (como é demonstrado em seus questionamentos ao final do prelúdio).
Confira também: O que aconteceu com Pã em Percy Jackson? A história de Grover explicada
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.