Lançado em 2004, o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban marcou o início de várias mudanças que seriam carregadas para o futuro da franquia.
"O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação."
Diferente dos seus predecessores, o terceiro filme da franquia traz uma mudança significativa no seu tom. Visivelmente mais sombrio, o filme/livro mostrou para os fãs que o mundo mágico estava deixando de ser o inocente universo que havia sido apresentado até então.
Dessa vez, Alfonso Cuarón foi responsável por trazer a história para as telas de cinema e, com isso, o diretor também trouxe mudanças artísticas e visuais para o longa.
Dentre os personagens adicionados neste títulos, os destaques vão para: Remus Lupin, Sirius Black, Peter Pettigrew e a Professora Trelawney. O destaque aqui vai para as reviravoltas envolvendo Pettigrew, cuja fuga iminente influencia diretamente o futuro da saga.
Com um papel fundamental na trama e influenciando diretamente o filme, um dos objetos mágicos que podem ser destacados é o Vira-Tempo. Utilizado por Hermione Granger, o objeto é utilizado para fazê-la voltar no tempo com Harry a fim de resgatar Sirius Black.