Após meses de diversas notícias sobre o seu desenvolvimento, a série The Last of Us está agora finalmente sendo lançada pela HBO e HBO Max com episódios semanais. E assim, agora levantamos os principais dados envolvendo os infectados que aparecerão ao longo da trama.
É interessante destacar que mesmo sendo ambientada em um universo pós-apocaliptico envolvendo a presença de uma pandemia, ainda assim The Last of Us consegue nos apresentar uma variação diferente daquilo que foi visto até o momento.
O motivo principal disso, e que é extremamente interessante, é o fato de que a trama trabalha com uma infecção iniciada através da evolução de um fungo chamado Cordyceps, que existe em nossa realidade, e que consegue afetar insetos e outros artrópodes, entre eles as formigas. Entretanto, na produção em questão o mesmo acaba evoluindo e causando este grande desastre.
Mas afinal, o que é o fungo Cordyceps?
A maior diferenças entre a infecção característica de The Last of Us e os zumbis de universos como The Walking Dead e Resident Evil é o fato de que o cordyceps não é um vírus.
O mesmo, como já destacamos é conhecido por ser um fungo que habita no corpo hospedeiro até que finalmente tome conta do cérebro ao ponto de fazer com que ele perca a sua humanidade. Além disso, a infecção continua a se espalhar pelo hospedeiro, e é isso que realmente cria os vários estágios e tipos de infectados. As pessoas que foram infectadas não são cadáveres reanimados como os zumbis de outros universos, mas sim corpos que sofreram com os estragos da infecção fúngica.
Por conta destas características a situação no universo de The Last of Us é ainda mais perigosa, já que a pessoa pode ser infectada sem que um zumbi precise lhe morder ou atacar diretamente. Nos jogos os esporos são responsáveis por esta possibilidade, enquanto na série teremos uma diferença envolvendo tentáculos em seu lugar, algo que certamente será explicado.
Ainda assim, vale destacar que por conta disso as infecções acabam se tornando muito mais difíceis de serem detectadas ao pontod e que é apenas uma questão de alguns dias antes que alguém passe a apresentar os sintomas e o primeiro estágio comece.
Confira abaixo os estágios de infectados que vão aparecer na série The Last of Us
Corredor (Runner)
Os corredores são aqueles que estão mais próximos de serem vistos com os zumbis de tantas outras franquias apresentadas ao longo dos anos, mesmo que contem com a diferença já indicada em seus nomes: ao invés de lentos, eles são extremamente velozes e imprevisíveis.
São os tipos de infectados mais comuns e em grande quantidade no universo de The Last of Us, tendo como destaque o fato de que sua aparência ainda é o mais próximo dos seres humanos. Este tipo de infectado faz parte do primeiro estágio do fungo cordyceps, visto que o mesmo ainda não dominou completamente o cérebro do seu hospedeiro.
Ainda assim, eles são pessoas que foram reduzidos aos sus instintos mais animalescos de atacar e fugir. Os corredores não são muito perigosos individualmente, mas tendem a formar grupos gigantescos e podem se tornar extremamente mortais em uma horda. Os corredores são um inimigo comum nos jogos e certamente também serão um incômodo constante na série.
Este tipo de infectado foi apresentado ao público já desde o primeiro episódio da série, estando presente pela primeira vez durante a descoberta de Sarah envolvendo os seus vizinhos.
Perseguidor/Espreitador (Stalker)
Após o estágio de Corredores, nós temos também o Perseguidor. Este é um estágio mais avançado de pessoas que foram infectadas pelo fungo Cordyceps, com elas já estando com o mesmo em seus corpos por duas semanas ou mais.
No Perseguidor, a infecção fúngica se torna mais presencial, e os infectados até começam a ter crescimentos fúngicos fora de seus corpos ao ponde de assim passarem a cotnar com sentidos extras. Ao contrário dos corredores, que atacam em bando e de forma mais direta, os espreitadores fazem jus ao seu nome esgueirando-se sobre suas presas, e seus ataques são muito mais ferozes do que os movimentos trabalhosos e desajeitados de um infectado no primeiro estágio.
Embora não tenha sido citado claramente, o Perseguiddor foi visto possivelmente pela primeira vez na série The Last of Us ao final do episódio 2. Este é o tipo de infectado que procura beijar Tess antes do seu destino ser definido.
Estalador (Clicker)
O próprio jogo de The Last of Us já indica através de frases o tamanho do perigo que são os estaladores. Uma delas, e extreamamente emblemática, já adverte para o fato de que se você ouvir um estalo, então você deve se esconder.
O estalador é um infectado que sobreviveu por um ano ou mais e perdeu a maior parte da humanidade ao passar pelos dois estágios anteriores. Com horríveis crescimentos de fungos cobrindo completamente seus rostos, os estaladores desenvolvem uma habilidade de ecolocalização que lhes permite sentir o ambiente, mesmo com eles sendo totalmente cegos. Aquele som arrepiante de onde vem o nome deles serve como um aviso antecipado de sua chegada.
Por conta do crescimento dos fungos, os estaladores são infectados significativamente mais fortes que os corredores ou espreitadores, com os seus ataques sendo ainda muito mais intensos que os dois anteriormente citados. Além de suas capacidades ofensivas, os crescimentos fúngicos do estalador também fornecem proteção e permitem que eles aguentem ataques brutais sem vacilar ou ficar incapacitados.
Mesmo com um estágio avançado de infecção, o estalador é um inimigo incrivelmente inteligente que não pode ser facilmente evitado e irá continuamente caçar um inimigo assim que for detectado.
A primeira aparição do Estalador acontece também no episódio 2 de The last of Us, quando na cena em questão Tess, Joel e Ellie estão tentando passar por um museu. Foi nesta cena que dois estaladores apareceram, mas acabaram sendo derrotados pelo trio.
Baiacu / Verme (Bloater)
No universo de The Last of Us, o quarto estágio de evolução dos infectados é apresençado pela figua maciça e gigantesca do baiacu. Tendo sido infectado há anos, esta criatura apresenta a progressão natural dos estaladores ao ponto de ter crescido para ficar coberto pelos crescimento fúngicos que fizeram do terceito estágio um inimigo tão mortal.
Os baiacus são imensas criaturas pesadas que são limitadas em seus movimentos. Entretanto, ao mesmo tempo eles são quase que imunes a diversos tipos de ataques, com a sua força-sobre-humana permitindo que eles destruam vítumas inocentes com as próprias mãos com extrema facilidade. Mesmo armas de fogo, que são úteis em outros estágios, acabam oferecento pouco ajuda quando se trata de um baiacu.
Este tipo de infectado apareceu na série pela primeira vez durante o episódio 5, quando na ocasião Kathleen estava quase executando Henry. Ele saiu do mesmo buraco em que surgiram diversos estaladores, e a sua caracterização ficou extremamente fiel ao jogo.
É interessante destacar que Ellie faz uma espécie de referência sobre ele ao citar uma supermutação dos infectados que joga bombas de gás nas pessoas durante o episódio 2.
Trôpegos
Este é um tipo de infectado extremamente similar ao que já descrevemos sobre o baiacu / Verme, tendo como diferença o fato de que são encontrados mais facilmente próximos a áreas de água. Os trôpegos são extremamente nocivos, já que pulverizam um ácido gasoso quando estão mais próximos das suas vítimas.
Outro ponto que também merece ser citado é o fato de que, quando mortos, eles explodem com uma grande violência ao pointo de emitir assim uma nuvem de esporos que causam danos pesados.
Mais inimigos que fazem parte do universo The Last of Us
Além dos infectados citados acima, a 1ª temporada de The Last of Us também contará com a presença de grupos de humanos como vilões. E sim, em certo momento eles serão parte importante para o desenvolvimento da trama, com alguns deles tendo habitos que podemos definir apenas como extremamente bizarros.
Neste ponto, assim como The Walking Dead ou Resident Evil, The Last of Us mostra que um dos maiores vilões em um univeso pós-apocaloptíco é justamente o humano.
Confira também:
* The Last of Us: O guia definitivo sobre a série da HBO e HBO Max
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.