Anos após o lançamento do seu primeiro projeto, a animação Divertida Mente 2 foi lançada nos cinemas pela Pixar e Disney. E claro, uma das principais novidades durante sua trama foi justamente a chegada de novas emoções na mente de Riley.
O filme da Pixar de 2015, Divertida Mente, apresentou aos espectadores uma jovem garota chamada Riley Newman e as emoções em sua cabeça que foram expandidas para Divertida Mente 2 quando ela passou pela puberdade. Riley originalmente tinha cinco emoções bem básicas e comuns em sua cabeça antes que esse número fosse dobrado para a sequência.
Uma delas, por sinal, nos mostra justamente que ainda há espaço para histórias futuras explorarem novas emoções. Outro ponto que ainda reforça esta situação é o fato de uma emoção foi cortada. Mas, o assunto deste momento ainda é sobre aquelas emoções que já conhecemos.
Confira abaixo todas as antigas e novas emoções de Riley em Divertida Mente 2
As antigas emoções
Alegria
A emoção principal nos filmes Divertida Mente é Alegria. Ela se vê como a líder do grupo, aquela que mantém todos juntos e conhece Riley melhor. Como seu nome sugere, ela é responsável pela felicidade de Riley e suas memórias felizes. Ela as guarda cuidadosamente, lutando com Riley experimentando outras emoções, particularmente aquelas que ela vê como negativas, como Tristeza. No final de Divertida Mente, Alegria aprende a aceitar e abraçar todas as emoções de Riley.
No entanto, ela volta aos seus velhos hábitos em Divertida Mente 2 quando Ansiedade e outros chegam enquanto Riley passa pela puberdade. Além deste novo capítulo em que ela precisa aceitar todas as emoções de Riley, Divertida Mente 2 também explora mais os próprios sentimentos de Alegria, pois ela compartilha que não é fácil para ela estar sempre feliz.
Tristeza
Tristeza era frequentemente a destinatária da positividade tóxica de Alegria em Divertida Mente. Alegria se esforçou para limitar seu papel, vendo-a como prejudicial e desnecessária para Riley e suas memórias. Como Tristeza também só queria ajudar Riley, ela inicialmente assumiu um papel mais passivo, não querendo chatear ninguém. No entanto, quando Tristeza e Alegria acidentalmente desabilitam as ilhas de personalidade de Riley, Tristeza acaba ajudando a salvar o dia.
Agora, no segundo filme ela está de volta tendo uma papel mais consciente das suas ações. E por muitos momento, inclusive, sendo muito importante ao longo da trama justamente por entender seu papel.
Medo
Embora seja coadjuvante, e por vezes até relutante em agir como acontece com a tristeza, o Medo ajuda a estabelecer o instinto de sobrevivência de Riley e a mantém segura. Embora ele às vezes possa exagerar, pois ver perigo em quase tudo o deixa paranoico, o personagem roxo aparece quando necessário.
Raiva
Raiva reage rapidamente e muitas vezes tem que ser controlada por Joy e as outras emoções Divertida Mente antes de tomar decisões rápidas que poderiam potencialmente machucar Riley de alguma forma. Em Divertida Mente 2, ele parece ter crescido e aprendido a moderar um pouco sua impulsividade. Ainda assim, a raiva ajuda a impedir que Riley reprima suas emoções, mesmo que isso possa ocasionalmente causar problemas para ela.
Nojo
Nojinho normalmente age como uma espécie de rainha do drama que só se intromete quando sente que algo não está certo. Normalmente, isso envolve hilariamente Riley tendo que comer brócolis, o que ajuda a explicar seu design de personagem verde. Ela também está relacionado à vaidade com seu amor pela moda.
Ela pode ser sarcástica e atrevida, mas ainda leva a sério a proteção e ajuda a Riley. Desgosto salva Riley de mais do que apenas brócolis, ela “impede Riley de ser envenenada – física e socialmente”, de acordo com Alegria. Desgosto pode parecer que ela pensa que é melhor do que todos ao seu redor, mas isso é só porque ela mantém a si mesma e aos outros em um alto padrão.
As novas emoções de Riley em Divertida Mente 2
Ansiedade
Ansiedade foi uma das cinco novas emoções de Riley em Divertida Mente 2. No início do filme, Riley começa a entrar na puberdade, garantindo a adição de novas emoções para ajudar a guiá-la por aquele momento estranho e confuso na vida de uma pessoa jovem.
Embora Riley tenha mostrado sinais de ansiedade no primeiro filme Divertida Mente, eles poderiam ter sido atribuídos ao medo porque ela era muito jovem e seu senso de identidade não havia se desenvolvido o suficiente para sentir a verdadeira ansiedade.
Divertida Mente 2 fez um ótimo trabalho destacando a diferença entre medo e ansiedade, com a ansiedade frequentemente parecendo mais intensa, até mesmo levando Riley a ter um ataque de pânico.
Inveja
Inveja é outra nova emoção em Divertida Mente 2 que compartilha características com as cinco primeiras estabelecidas. Assim como Desgosto, Inveja pode ser vista como uma emoção imediatamente negativa, e ambas estão relacionadas ao status social de Riley. No entanto, Inveja não é apenas sobre ciúmes, pois ela passa boa parte de Divertida Mente 2 demonstrando uma certa dose de admiração por outros considerados “mais legais” do que Riley, em vez de ressentimento e despeito.
Tédio
Inicialmente, os personagens originais de Divertida Mente não entendem Tédio quando ela se junta às outras emoções em Divertida Mente 2.
No entanto, tédio significa mais do que apenas tédio. Também pode significar infelicidade, apatia, letargia e até depressão. Ennui passa a maior parte de Divertida Mente 2 deitada no sofá. Ela nem se dá ao trabalho de ir até o painel de controle, usando um aplicativo em seu telefone. Contudo, a sensatez de Tédio e a falta de reflexão ajudam a manter a Ansiedade sob controle e salvam Riley do Constrangimento, especialmente quando ela está tentando parecer legal por fora, quando ela é tudo menos isso por dentro.
Vergonha
Uma emoção que Riley também poderia ter experimentado antes de Divertida Mente 2 é a Vergonha. Como outras, é uma emoção que tende a ser experimentada com ainda mais frequência durante a adolescência. Riley é muito mais autoconsciente em Divertida Mente 2, sentindo a pressão dos anos iminentes do ensino médio.
Contudo, por conta de situações que saem do seu controle, e pressões inesperados, isso cria Constrangimento e também Ansiedade. A pressão que Riley coloca sobre si mesma para se encaixar leva a Vergonha tomando conta de Riley quando o planejamento excessivo de Ansiedade dá errado.
Nostálgia
A emoção final de Riley nos filmes Divertida Mente desempenha um papel menor em comparação às emoções mencionadas anteriormente. Isso faz parte da piada recorrente com Nostalgia, já que Riley ainda tem “10 anos, duas formaturas e o casamento de uma melhor amiga” para vivenciar antes que a Nostalgia possa se tornar uma de suas principais emoções.
No entanto, Riley ainda sente Nostalgia de vez em quando porque está passando por uma grande mudança em sua vida com o início do ensino médio e uma separação física de suas melhores amigas.
Confira também: As Bruxas de Mayfair estreia no Prime Video (Conheça os detalhes!)
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.