Aviso! Esse artigo contém spoilers sobre os acontecimentos de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo.
Não é nenhum segredo que a franquia Star Wars – especialmente sua trilogia original – tenha inspirado diversos filmes e histórias que vieram após seu lançamento. A influencia do mundo criado por George Lucas segue, até hoje, presente e volta a aparecer de uma maneira mais óbvia em Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, de Zack Snyder.
Em sua trama, quando uma colônia pacífica em uma lua nos confins do universo se vê ameaçada pelo tirano Regente Balisarius, a misteriosa Kora (Sofia Boutella) passa a ser a única esperança de sobrevivência.
Com a missão de encontrar guerreiros para enfrentar o Mundo Mãe, Kora reúne um pequeno bando de insurgentes, excluídos, camponeses e órfãos de guerra de vários mundos que têm dois objetivos em comum: redenção e vingança. Enquanto a sombra do reino avança sobre a lua mais improvável de todas, começa a batalha pelo destino de uma galáxia, um novo exército de heróis é formado.
Criado como uma versão mais “madura” do que seu material de inspiração, Snyder não esconde a clara influência de Star Wars em seu mais novo filme.
Dessa maneira, listamos 10 semelhanças que ambos os filmes compartilharam em um só lugar para você conferir.
10 momentos que Rebel Moon se assemelhou a Star Wars
10 | Kora e Luke Skywalker tem as mesmas origens
Logo no início de Rebel Moon, a primeira conexão com o universo de George Lucas começa a aparecer: de origens humildes, Kora e Luke Skywalker são que seria considerado como fazendeiros.
Além disso, ambos os personagens também perderam seus pais – tornando ambos órfãos como resultado de uma guerra.
No quesito desse tópico, é interessante destacar que a principal diferença entre Luke e Kora está na vontade de cada um de deixar o local onde estão. Enquanto o Cavaleiro Jedi anseia deixar Tattoine e se juntar à rebelião, a garota está escondida em Veldt e não tem escolha quando é forçada a retornar à guerra.
9 | Características semelhantes entre seus vilões
Se tem uma coisa que faz de Star Wars icônico, ela seria seu vilão icônico: Darth Vader.
Parte humano, parte máquina, o antagonista da trilogia Star Wars consegue se tornar um verdadeiro vilão da história justamente por ser considerado tão artificial (existem, literalmente, poucas partes humanas de Anakin Skywalker por trás de Vader, e isso ajuda o público a se distanciar do personagem).
Esse recurso foi utilizado novamente de Snyder em seu novo filme. Dessa vez, ele apresenta Atticus Noble – que, à primeira vista, parece ter seu corpo inalterado. Mais tarde, é revelado que ele é, na verdade, um amontoado de implantes que tornam ele um vilão a ser comparado com o icônico Vader.
8 | Os Droides
Se Jimmy, a figura mecânica humanoide de Anthony Hopkins, parece familiar, é porque ele realmente é! Inspirado no C3-PO, os androides de Rebel Moon são influenciados diretamente pelas vidas artificiais apresentadas em Star Wars.
E, apesar de não serem como o amado personagem do mundo criado por George Lucas ou até mesmo tão presentes na história, esses robôs também devem ser destacados.
7 | Os nomes dos personagens
Considerados elementos importantes dentro de uma narrativa fantasiosa e sendo um dos principais pontos que criam a imersão certa para os espectadores, a escolha de nomes únicos para os personagens de Star Wars apresentou a solução para convencer o público da existência do universo apresentado ali.
Seguindo a mesma fórmula para criar os nomes dos seus personagens, Zack Snyder apresenta ao público de Rebel Moon: Kora, Gunnar, Darrian Bloodaxe, Tarak Decimus e Regent Balisarius – todos nomes que facilmente pertencer a Star Wars.
6 | Ambos os Impérios são liderados por ditadores tirânicos que influenciaram seus protagonistas
Nos distanciando da trilogia original de Star Wars, esse ponto de semelhança pode ser comparado diretamente às origens de Anakin Skywalker (exploradas na segunda trilogia) – mais diretamente na influência do Imperador Palpatine na sua iminente escolha de ir para o Lado Sombrio da Força.
Em Rebel Moon, Balisarius lidera o ataque responsável por massacrar toda a família de Kora – optando por poupar a vida da garota e cria-la como se fosse sua (o que influenciou ela de certa maneira).
Embora as origens de Anakin não tenham sido tão sangrentas, Palpatine também assumiu o papel de uma figura paterna para o jovem Jedi até que ele estivesse pronto para se tornar Darth Vader.
No final, Kora e Anakin se voltam contra suas figuras paternas. Mas ainda nos resta ver o que acontecerá com Balisarius em seu próprio universo.
5 | As armas de Nemesis
Talvez uma marca registrada de Star Wars, os sabres de luz são armas elegantes escolhidas pelos Jedi para serem utilizadas durante seus confrontos.
Em Rebel Moon, não podemos deixar de notar que Nemesis empunha uma espécie de “espada lazer” – claramente inspirada no universo de George Lucas.
Outro tipo de arma que pode ser vista em ambas as produções sãos os rifles que disparam laser.
4 | Apesar da presença de alienígenas, os humanos são os personagens principais das narrativas
Com ambas as narrativas ambientadas em comunidades interplanetárias, tanto Star Wars quanto Rebel Moon mostram a inevitabilidade interação entre a humanidade e diferentes espécies de vida alienígena.
No entanto, para as duas franquias, diante da oportunidade de utilizar personagens tão distintos como protagonistas, ambas as histórias são centradas nos humanos.
3 | Realezas no espaço
Embora estruturas monárquicas serem um conceito muito ligado à vida na Terra, a criação de uma realeza no universo de Star Wars inspirou Zack Snyder a replicar essa ideia para sua própria criação.
Com uma presença muito mais absoluta, Rebel Moon tem a Princesa Issa. Já Star Wars, tem a inesquecível Princesa Leia Organa.
2 | Uma rebelião está sendo formada para enfrentar o Império
Sendo o centro da trilogia original de Star Wars, a guerra entre o Império e os Rebeldes inspirou Zack Snyder a criar sua própria versão do conflito.
Embora a rebelião de Kora não estejam em tão boas condições como a rebelião liderada pela Princesa Leia, a versão do grupo em Rebel Moon conta com guerreiros capazes e experientes ao seu lado.
1 | Habilidades místicas
Star Wars não seria nem um terço do que é sem o poder e a presença da “Força”. Considerada uma habilidade presente no mundo dos Jedi que distingue eles e os Sith dos outros cidadãos da galáxia, Zack Snyder também se inspirou nela para criar habilidades semelhantes para alguns dos seus personagens em Rebel Moon.
Apesar de ainda não terem sido explicados formalmente no universo de Snyder, é possível assumir que tais habilidades místicas brevemente demonstradas na primeira parte da franquia sejam comparáveis a “Força” dos Jedi.
Confira também: Harry Potter: Conheça todos os portadores da Varinha das Varinhas
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.